Rede Livres e MST juntos na II Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato
Feira da Reforma Agrária
Com uma programação completa de atividades culturais, seminários, gastronomia, artesanato e alimentos in natura, a feira será nos dias 3, 4 e 5 de outubro na Estação Cultura, em Campinas
A Rede Livres e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam a II Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato nesse final de semana, dias 3, 4 e 5 de outubro. O encontro será na Estação Cultura, em Campinas. No evento, terá espaço de comercialização dos produtos da Reforma Agrária, tanto in natura quanto beneficiados, culinária da terra, debates políticos, oficinas e exposições, além de uma programação cultural que contará com a presença de diversos artistas como Yago Oproprio, Teresa Cristina e Zé Geraldo.
São três dias de encontro da cultura brasileira, gastronomia, música e troca de conhecimento. O objetivo da Feira é promover um amplo espaço de debates com a sociedade sobre a questão da reforma agrária no estado de São Paulo. É também um instrumento da luta pela terra a partir do acesso aos alimentos saudáveis e por dar visibilidade ao trabalho de milhares de famílias beneficiadas pela Reforma Agrária.
Na programação, haverá também shows e apresentações artística/culturais, debates atuais, teatro popular, alimentos saudáveis sem veneno e feira de produtos da agricultura familiar, além de debates importantes da sociedade como o seminário sobre Ecoturismo Regenerativo, Educação Ambiental e Reforma Agrária com a participação do Livres Agroecologia.
Para debater esse tema, os convidados são Mario Mantovani (Ambientalista e Especialista em Conservação Ambiental), Agência Ecopasseios (Agência de Ecoturismo – voltada ao turismo regenerativo com Arlei Medeiros, Ana Júlia Cardoso e Pedro Henrique do Nascimento), Fabio Motta (Biólogo, pesquisador e Educador Ambiental) e Carla Bueno Chahin (Eng. Agrônoma e pesquisadora combate à fome, agroecologia, produção de alimentos saudáveis e soberania alimentar).
Veja a programação completa nas redes sociais @redelivres.eco.br
Homenagem
Neusa Paviato ingressou no Movimento ainda nos anos 1990, a partir da ocupação do Horto Boa Sorte, em Restinga (SP). Incansável na luta por Reforma Agrária, se dedicou à organização das mulheres sem-terra, ao fortalecimento da agroecologia e contribuiu na construção e consolidação de assentamentos rurais e cooperativas por todo o estado. Sempre defendeu e trabalhou para a realização de uma feira estadual da Reforma Agrária.

Serviço
O que? II Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato
Quando? Dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025
Onde? Estação Cultura: Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n º – Centro – Campinas