Projeto seleciona escola pública em Campinas para receber container que vira biblioteca

Iniciativa irá contemplar com a doação de um container a instituição que se destacar por ações de alfabetização e letramento e que não disponha de estrutura para abrigar seu acervo literário

 

O Instituto EP lança o edital da Cuboteca, um projeto inovador dedicado a estimular a alfabetização e o letramento na educação básica por meio da doação de um container especialmente adaptado para abrigar o acervo de livros de uma escola pública. Realizada em parceria com a empresa Compass e com o apoio do Programa de Voluntariado do Grupo EP, a iniciativa prevê a implantação de um container com infraestrutura que permitirá à escola organizar e facilitar o acesso das crianças aos livros, revistas, jornais e jogos pedagógicos, entre outros itens.

 

Para participar do edital, a instituição da educação básica da rede municipal, estadual ou federal, nas áreas de cobertura do Grupo EP – Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas – deverá apresentar documentos que comprovem sua estrutura e fornecer informações sobre os projetos para fomentar a leitura e a criatividade que realiza há mais de seis meses. Cada escola poderá fazer apenas uma inscrição, exclusivamente via formulário disponível no https://www.institutoep.com.br/Edital/ , até 15 de outubro de 2025. O processo de seleção incluirá a análise do projeto apresentado e as pré-selecionadas receberão visita técnica para comprovação das atividades.

 

A vencedora será divulgada no site em 25 de novembro e o container/cuboteca será entregue no início do ano letivo de 2026, cabendo à escola oferecer energia elétrica e espaço apropriado para instalação do container, entre outros ítens.

 

A primeira cuboteca foi implantada em fevereiro deste ano, em Campinas. A Escola Estadual PEI Sargento Joaquim Pedroso, no bairro DIC I, recebeu o container após ficar mais de três anos com os livros distribuídos por diversas salas de aula. O “Espaço Literário Professora Luciana da Silva”, implantado na instituição, homenageia a professora falecida no ano passado, e atende à demanda dos 279 alunos do 1ª ao 5º ano. Para a diretora Elaine Soares Pimentel, a cuboteca é uma ‘porta da leitura’ aberta aos alunos, fundamental no processo da educação. “Toda vez que se joga luz na educação, salvamos nossas crianças”, diz a diretora.

Read Previous

Acic lança HUB de Conexões Internacionais para apoiar expansão comercial

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *