Projeto de Campinas leva dança negra para a África do Sul

Agenda no continente africano inclui apresentações em locais históricos, oficinas sobre a cultura BaNtu e encontros literários
unnamed 6
Finalidade é impulsionar a formação cultural e a projeção da dança negra do Brasil no exterior/Foto: Carlos Soares_Divulgação

 

O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, junto à companhia campineira Carlkiss Dance, realiza mais uma etapa do Intercâmbio Internacional de Dança Negra. O grupo já se encontra na África do Sul, onde permanece em atividades até o dia 27 de agosto, com o objetivo de estreitar os laços entre o Brasil e a África e dar atenção à herança da civilização BaNtu.
O roteiro de atividades no país africano inclui apresentações de dança negra contemporânea. Os artistas Carlos Kiss e Priscila Coscarella levarão sua dança a pontos simbólicos de Joanesburgo, como o Museu do Apartheid, Constitution Hill, a Casa de Mandela e a área de Rosebank. As performances unem a expressão ancestral e a linguagem da dança brasileira.
A agenda prevê ainda o compartilhamento de conhecimentos por meio de oficinas de Cosmo Percepção BaNtu e Africanidade. O projeto “Pretas Leituras”, do Coletivo Pretas Leituras, fará um encontro online para colocar mulheres negras brasileiras em conversa com escritoras e pensadoras africanas, com exibição em tempo real pela internet.
A ação acontece anualmente desde 2001, com interrupção somente durante a pandemia. A finalidade é impulsionar a formação cultural com matriz africana e a projeção da dança negra do Brasil no exterior. A iniciativa consolida a atuação do Ponto de Cultura no resgate do legado ancestral e já planeja uma etapa em Moçambique para o dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
O público interessado em dança negra pode encontrar outras novidades e os detalhes da programação na sede do Ponto de Cultura Espaço Arte Africana. O espaço fica no endereço: Avenida Luiz Smânio, 190, no Jardim Chapadão, em Campinas, SP.

Read Previous

Viracopos recebe equipamentos para apresentação da cantora Kylie Minogue em SP

Read Next

Estudante da Rede Municipal de Campinas conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *