Voluntários contribuem para a conservação da Mata de Santa Genebra

MATA SANTA GENEBRA

Iniciativa é importante ferramenta de aprendizado para estudantes e profissionais, além de apoio à realização dos projetos do Plano de Manejo da Área

Portaria de entrada da Mata de Santa Genebra Arquivo PMC
Portaria de entrada da Mata de Santa Genebra, no Real Parque/Arquivo PMC

O programa de voluntariado desenvolvido na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, maior remanescente de Mata Atlântica de Campinas, localizada no Real Parque, teve importante papel no envolvimento da comunidade em torno de ações de proteção da floresta. A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) e o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram parceiros importantes nesse trabalho realizado em 2025.

 

A iniciativa mobilizou mais de trinta voluntários ao longo do ano, resultando em mais de mil horas dedicadas em atividades de educação ambiental e integração comunitária, na recepção de grupos escolares, na orientação aos visitantes, além do apoio à realização de eventos culturais e educativos.

 

Uma ARIE é uma mata com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da fauna e da flora, quesitos que inserem a Santa Genebra nessa condição. Pode estar em terras públicas ou privadas. Essa condição tem o objetivo de proteger ecossistemas naturais frágeis ou únicos, preservar espécies raras, endêmicas ou ameaçadas e garantir o uso sustentável compatível com sua conservação.

 

A Santa Genebra é uma reserva de conservação sob a responsabilidade do poder público, inserida em área urbana de Campinas, distrito de Barão Geraldo, aberta ao público via visitação controlada. A reserva tem cerca de 251 hectares, o que equivale a 2,5 milhões de metros quadrados.

 

Segundo Rogério Menezes, presidente da FJPO, além de ser uma importante ferramenta de aprendizado para estudantes e profissionais formados, o programa de voluntariado é fundamental para a realização dos projetos previstos no Plano de Manejo da ARIE e para o envolvimento da comunidade na gestão da unidade de conservação.

 

Para Cristiano Krepsky, biólogo da FJPO, o programa reforça a importância da participação social na conservação da natureza. Ele destaca que os interessados em integrar futuras turmas devem se cadastrar no Sistema de Voluntariado do ICMBio e acompanhar o site e as redes sociais da Fundação José Pedro de Oliveira para novas oportunidades.

 

 

Mata Santa Genebra voluntarios
Voluntariado contribuiu para as atividades da Mata de Santa Genebra/Foto: Firmino Piton/Arquivo PMC

 

Há duas modalidades de participação, as atividades contínuas — com duração superior a seis meses — e os mutirões, dedicados a ações pontuais de curta duração, como eventos e projetos de pesquisa. Cristiano ressalta ainda que o programa de voluntariado da Mata de Santa Genebra é um exemplo de como a colaboração entre instituições e comunidade contribui para a proteção ambiental, ao mesmo tempo em que fortalece o exercício da cidadania e o senso de responsabilidade coletiva.

Read Previous

Campinas inicia 2026 com a Campanha de Popularização do Teatro

Read Next

O que o álcool faz com seus rins? Entenda os efeitos e como se cuidar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *