Orquestra da Unicamp faz apresentação no Santuário Santa Rita de Cássia, nesta quinta, 24 de julho

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) convida o público para o seu Concerto de Inverno, que será realizado no dia 24 de julho, quinta-feira, às 20h, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas, sob a regência da maestrina titular Cinthia Alireti. O programa reúne obras que exploram poeticamente o tempo – em sua passagem, urgência e memória – por meio de diferentes linguagens e estilos. As peças escolhidas também brincam com a ideia da percepção humana do tempo e as emoções relacionadas a ela.
A abertura da noite será com Só mais 5 minutos, da compositora Ana Fridman. Composta durante a pandemia, a obra se tornou vinheta de campanhas que destacaram o papel e a visibilidade das mulheres na música de concerto no Brasil. A proposta da composição de Fridman era auxiliar na travessia daquele momento difícil de isolamento e a esperança do início de uma reabertura.
Na sequência, o violinista da OSU Eder Granjeiro interpreta a Introdução e Rondó Caprichoso, Op. 28, de Camille Saint-Saëns, uma obra que alterna brilho virtuosístico com momentos de introspecção, explorando a elasticidade do tempo musical.
O concerto se encerra com a Sinfonia nº 4 em ré menor, Op. 120, de Robert Schumann, peça emblemática na forma como a memória musical é elaborada ao longo dos movimentos. Na sinfonia, os temas retornam, se transformam e dialogam entre si ao longo dos movimentos, como se o tempo se dobrasse sobre si mesmo em um fluxo contínuo e dramático.
A Orquestra Sinfônica da Unicamp
A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) é um corpo artístico profissional, mantido pela Universidade Estadual de Campinas, que está vinculado ao Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC).
Fundada em 1982, a OSU realiza concertos, óperas, gravações, espetáculos multimídia, programas de educação e formação de público, música de câmara, atuando paralelamente como laboratório de pesquisa em criação e performance musical. Seus projetos também incluem o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que tem por objetivo a atualização de líderes e gestores do meio sinfônico, e o Projeto Identidade, Música e Arquitetura, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que leva música e história aos prédios e espaços públicos da cidade de Campinas.
Em 2010, lançou o seu primeiro CD, intitulado Novos Universos Sonoros, com patrocínio da Petrobras, que reúne obras inéditas de compositores brasileiros, escritas para orquestra e grupos de câmara. Gravou, em 2013, o CD Panorama da Música Brasileira Vol. 1 e, em 2018, o CD Teuto-brasileiro, contemplado pelo edital FICC.
Inúmeras produções de óperas foram realizadas em parceria com o Ópera Estúdio Unicamp, o Coral Contemporâneo de Campinas e o Coral Unicamp Zíper na Boca, tais como, As Bodas de Fígaro, Don Giovanni, O Empresário e a Flauta Mágica, de W. A. Mozart, e ainda pilares do repertório romântico, como O Elixir do Amor de G. Donizetti, La traviata de G.Verdi, Gianni Schicchi, de G. Puccini e O Morcego de J. Strauss. Paralelamente a obras do repertório lírico tradicional, a OSU também realizou, em 2016, a estreia da ópera multimodal Descobertas de Jônatas Manzolli e a montagem da ópera barroca Les Plaisirs de Versailles, contemplada no edital FICC em 2012.
Com a produção da A Flauta Mágica, em 2017, a OSU realizou a primeira ópera com recursos de acessibilidade da Região Metropolitana de Campinas.
SERVIÇO

Concerto de Inverno OSU
Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 20 horas
Local: Santuário Arquidiocesano Santa Rita de Cássia – Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670 – Nova Campinas, Campinas – SP

Entrada gratuita

Read Previous

FedEx realiza sua 10ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com doação cobertores em Campinas

Read Next

Workshop no Ciesp Campinas debate Segurança e Defesa Cibernética

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *