Novembro Azul: Parque Dom Pedro oferece 100 exames gratuitos de PSA
Novembro Azul
Em parceria com a Diagmed, ação ocorre até 15 de novembro; e, na segunda quinzena do mês, os exames poderão ser realizados com 50% de desconto
O Parque Dom Pedro promove, até 15 de novembro, uma campanha especial de prevenção ao câncer de próstata. O empreendimento vai disponibilizar 100 exames de PSA gratuitos em parceria com a Diagmed, clínica especializada em exames diagnósticos, localizada no shopping.
Os exames serão realizados de segunda a sábado, na própria clínica, mediante agendamento prévio pelo telefone (19) 3708-9900. Já entre 16 e 30 de novembro, os exames poderão ser realizadas com 50% de desconto e também devem ser agendadas previamente. O desconto pode ser obtido por meio do Programa de Benefícios do Parque Dom Pedro. Quem ainda não faz parte do Programa de Benefícios (Cliente Estrela), deve realizar o cadastroe enviar uma NF de qualquer valor. Quem já é Cliente Estrela precisa fazer a reserva do benefício, ligar e agendar.
A iniciativa integra o movimento internacional Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O exame de PSA é um teste de sangue usado para medir os níveis de uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico, que podem se elevar em casos de inflamação, aumento benigno ou câncer. Além dele, o exame de toque retal é uma avaliação clínica fundamental que permite identificar alterações na próstata. Embora ainda haja preconceito e resistência em relação a esses procedimentos, eles são simples, rápidos e seguros, e fundamentais para detectar a doença em estágios iniciais, quando o tratamento tem maior chance de sucesso.
No Brasil, o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno mais incidente entre os homens, com uma estimativa de 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023-2025, representando uma taxa ajustada de 67,86 casos por 100 mil homens, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Ainda segundo o Instituto, em Campinas (SP) a incidência também apresenta relevância: no período de 2010 a 2018 foi registrada uma taxa de aproximadamente 86,2 casos por 100 mil homens para o câncer de próstata.
Quanto à mortalidade, em Campinas a média anual de óbitos por câncer de próstata tem se mantido em torno de 12,4 óbitos por 100 mil homens, conforme dados mais recentes.