Museu da Imagem e do Som registra aumento de público e amplia programação em Campinas

O Museu da Imagem e do Som (MIS Campinas) vive um momento de expansão e consolidação como um dos principais espaços culturais do Centro de Campinas. Dados apontam aumento expressivo no número de visitantes e na oferta de atividades ao longo de 2025. Em 2024, o MIS recebeu 11.805 visitantes. Já em 2025, esse número aumentou 80,39%, chegando a 21.296 pessoas.

 

O aumento também é visível na programação: o total de filmes exibidos passou de 248, em 2024, para 326 em 2025, ampliação de 31%. No campo das artes visuais, o espaço saltou de 12 exposições realizadas em 2024 para 22 ao longo de 2025.

 

“Ficamos contentes e orgulhosos porque em 2025 o nosso MIS virou mais um simpático cinquentão do Centro de nossa cidade. Para 2026 teremos novas exposições, novas celebrações culturais, novas sessões cineclubistas, novas oficinas, cursos, workshops, novos espaços para pesquisas. Sempre pensando nas formas democráticas de ser, existir, estar no mundo. Todas as nossas atividades são gratuitas”, destaca o diretor do MIS Campinas, Mauro Guari.

 

Programação do MIS em 2026

 

Esse movimento de ampliação se reflete na abertura da programação de 2026. A partir do dia 16 de janeiro, o MIS-Campinas recebe a exposição coletiva “Pintura Ampliada”, que segue em cartaz até 16 de fevereiro, com entrada gratuita. A mostra reúne 30 trabalhos de jovens artistas da cidade, desenvolvidos ao longo de 2025 na Oficina de Artes Visuais da Sala dos Toninhos, realizada por meio do Edital Funarte.

 

Com curadoria do artista visual João Bosco, a exposição propõe um diálogo entre pintura, técnicas de reprodutibilidade e processos experimentais. As obras exploram tecnologias analógicas como mimeógrafo e retroprojetor, além de formatos expandidos, como o livro de artista e a arte-postal, linguagem que utiliza o sistema dos correios como meio de circulação artística.

 

Filmes

 

Além do setor de exposições, o cinema segue como um dos pilares do MIS-Campinas. O espaço abre o ano com uma programação intensa ao longo de janeiro, dedicada ao cinema contemporâneo e a grandes produções recentes do circuito internacional. A curadoria reúne filmes premiados em festivais como Cannes, Veneza e no Oscar, transitando por gêneros como drama, terror, comédia, ficção científica, documentário e cinema político.

 

MIS tambem exibe filmes premiados foto Firmino Piton PMC
MIS também exibe filmes premiados/ Foto: Firmino Piton_PMC

 

As sessões acontecem em parceria com o Movimento Cineclubista, com curadoria e organização de Ricardo Pereira e Claudia Bortolato, e incluem títulos assinados por cineastas consagrados e novos nomes do cinema mundial, sempre com sessões legendadas e classificações indicativas variadas.

 

Para conferir a programação do MIS, basta acessar o Calendário de Eventos de Campinas: https://campinas.sp.gov.br/eventos

 

Serviço:

MIS Campinas 

Terça a sexta-feira, das 9h às 18h30

Sábado, das 10h às 16h

Fechado aos domingos e feriados

Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas

Read Previous

Santander abre 245 vagas em São Paulo com salário a partir de R$ 7,3 mil

Read Next

A Cigarra e a Formiga tem apresentação dia 17 no Teatro Castro Mendes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *