Minha Casa, Minha Vida responde por 53% nas vendas de imóveis
Pesquisa divulgada pelo Secovi-SP, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, apontou que mais da metade dos novos imóveis vendidos na microrregião de Campinas, no 1º semestre, são do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com o levantamento, as vendas referentes ao programa habitacional totalizaram 3,8 mil unidades, o que equivale a 53,2% em relação ao total de 7.141 imóveis vendidos na microrregião.
Já as outras 3.341 unidades comercializadas nos primeiros meses de 2025 são de outros mercados, o que representa a 46,8% do total. Para a diretora da regional do Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo, “as vendas do 1º semestre foram alavancadas muito por conta do programa, que oferece mais facilidades para venda e financiamento, por meio de subsídios do governo federal”.

No primeiro semestre de 2025, conforme a pesquisa, foram comercializados 7.141 unidades, o que representou um aumento de 16,4% em relação a 2024. A microrregião de Campinas, formada pelas cidades de Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Valinhos e Bragança Paulista, superou novamente a Região Metropolitana de São Paulo, que registrou um total de 6.380 imóveis comercializados.
Terceiro maior ticket médio
Ainda sobre o Minha Casa, Minha Vida, foi registrado um ticket médio na microrregião de Campinas de R$ 290.059,00, o terceiro maior das regiões analisadas. Jundiaí, com R$ 346.351,00, e a Baixada Santista, com R$ 322.408,00, são as localidades em que o custo médio das unidades que fazem parte do programa habitacional estão mais caras.