Lei aprovada pelos vereadores de Campinas moderniza licenciamento urbano
licenciamento urbano
Os vereadores de Campinas aprovaram em definitivo o projeto que atualiza a legislação sobre licenciamento de edificações e funcionamento de empresas, proposta pelo Executivo Municipal.
O Projeto de Lei Complementar nº 49/2025, de autoria do prefeito Dário Saadi, trata da concessão do Alvará de Uso das Edificações e do Certificado de Licenciamento Integrado — documento emitido pelo Sistema REDESIM, ligado à Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
A proposta substitui normas anteriores e integra em um único sistema as exigências dos órgãos licenciadores — como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Cetesb, Secretaria de Agricultura e Prefeitura — com o objetivo de agilizar e desburocratizar o processo de autorização de funcionamento de imóveis e atividades econômicas.
“Esse projeto é uma atualização da legislação de 2003, incluindo novos itens que trazem mais agilidade, desburocratização e moderniza a retirada de alvará. Essa aprovação é muito importante para oferecer uma legislação mais atualizada para o nosso empreendedor”, explicou o vereador Paulo Haddad (PSD), que é líder de governo na Câmara.
O texto também institui o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), documento que formaliza a regularidade de edificações sob a ótica da segurança contra incêndios.
De acordo com o Executivo, o projeto busca garantir segurança jurídica e eficiência administrativa, alinhando Campinas às diretrizes estaduais e nacionais de modernização dos serviços públicos e estímulo ao empreendedorismo.

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas