Junho Violeta intensifica ações pela dignidade da pessoa idosa em Campinas
Junho Violeta
Durante o mês de junho, Campinas intensifica as ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa por meio da campanha Junho Violeta 2025. Com o slogan “Envelhecer é uma conquista. Torná-la digna é dever de todos”, a mobilização é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Política para a Pessoa Idosa, em parceria com as secretarias de Saúde, Esporte e Cultura, além do Conselho Municipal do Idoso. Para homenagear a mobilização, o Paço Municipal está iluminado de violeta durante este mês.
“A campanha Junho Violeta representa um esforço conjunto para garantir que o envelhecimento seja vivido com respeito, dignidade e proteção. Nosso compromisso é permanente. Ampliamos o diálogo com as instituições, fortalecemos a rede de atendimento e levamos informação a todas as regiões da cidade para que os direitos das pessoas idosas sejam conhecidos e respeitados”, declarou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Ao longo do mês, estão ocorrendo palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e atividades em espaços públicos, centros de convivência e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Progressos
Um dos avanços de 2025 está na regularização das ILPIs junto ao Conselho Municipal do Idoso (CMI). No início do ano, apenas dez instituições estavam formalmente registradas. Após o lançamento do selo “Morada Legal”, em abril, o número subiu para 37, com a expectativa de alcançar 45 até a próxima reunião ordinária do CMI, em ainda este mês. Ao longo do primeiro semestre, a coordenadoria visitou mais de 60 instituições, promovendo orientação técnica e aproximação com os gestores.
Além de fortalecer os canais de denúncia e proteção, o Junho Violeta também tem como foco o combate ao idadismo, que é o preconceito baseado na idade, e a divulgação dos direitos da população idosa. Informações do Datasus apontam a realidade da denúncia de violência contra idosos em Campinas: foram 147 casos em 2022, 236 em 2023 e 224 em 2024, totalizando 607 notificações. Os registros costumam aumentar no segundo semestre. Julho de 2024 apresentou o maior índice: 32 casos.
A programação com ações voltadas ao Junho Violeta pode ser conferida em https://campinas.sp.gov.br/