Josimar Prince lança EP inspirado nas musicalidades de Gil e Djavan

 

Foto Franco Torrezan
Josimar Prince/Foto: Franco Torrezan

Instrumentista e arranjador com participações junto a grandes artistas do Estado de São Paulo e nacionais, como Os Opalas, Marku Ribas, Clube do Balanço, Dudu Nobre e Criolo, Josimar Prince mergulha agora no desafio de consolidar sua carreira solo com o lançamento do novo EP “O Amor Tudo Supera”. O álbum, terceiro produzido como intérprete, estará disponível neste dia 21 de novembro em todas as plataformas digitais de streaming e também em seu canal no YouTube.

 

Apostando em um ritmo dançante e embalado por muita harmonia e levadas de puro suingue, Prince apresenta um álbum com quatro canções autorais e de interpretação “orgânica”, gravadas ao vivo em um casarão histórico de Piracicaba (SP), onde funciona o Casarão Music Studio.  Bastante conhecido como músico ligado ao jazz e ao samba rock, o artista busca agora romper esse rótulo e mostrar um lado mais voltado à MPB, com canções de samba e pop, inspiradas também na musicalidade das obras de Djavan e Gilberto Gil – neste trabalho em específico. Em geral, segundo Prince, sua obra solo tem como bases e referências os grandes mestres da música brasileira, como os próprios Gil e Djavan, Caetano Veloso e Gonzaguinha, entre outros.

 

“Eu sempre tive a ideia de me projetar em carreira solo. Demorei para fazer isso e, quando comecei, de uma vez já fiz três álbuns, iniciando no ano passado. Tudo muito próximo, mas como artista independente a gente tem sempre que lançar trabalhos, para ter visibilidade. Agora, neste EP, sinto como se eu estivesse mostrando quem realmente sou, a minha essência”, diz o artista, que toca desde os 15 anos de idade, e já tem uma trajetória de 33 anos na música.

“O que o público pode esperar são canções dançantes e também para refletir. O EP tem essa pegada Djavan mesmo, sem deixar de lado a minha influência do jazz, aplicada nas melodias e cadências harmônicas, com muita qualidade”, completa.

Segundo Prince, a ideia de gravar ao vivo teve como objetivo oferecer um diferencial em relação aos álbuns anteriores. “Queria fazer algo diferente e optamos (ele e a banda) pelo ao vivo. Já tinha visto imagens desse estúdio em um casarão, que é muito bonito, e resolvemos performar lá, sem alterações, um som orgânico, algo grande e real”, afirma.

As músicas do EP são O Amor Tudo Supera (que dá título ao álbum), Beleza Nacional, Ao Som de Gil e Deusa Negra Sensual, compostas por ele e parceiros como Vinícius André, Danilo Teodoro e Nyva. Além de Prince na voz e guitarra, também participam das performances Josias Teles no contrabaixo, Deyvison Fernandes, no piano e teclados, Tavinho Andrade na percussão, Gustavo Tafuri na bateria e Gê Ribeiro, no trompete.

 

Atuação múltipla e música em novela

 

Josimar Prince é guitarrista, arranjador, cantor, violonista e compositor. Toca atualmente com diversos artistas paulistas, principalmente na região de Campinas, em apresentações solo, eventos e shows, além de participar de diversas gravações em estúdio. Também é arranjador e diretor musical da banda Pretas & Pretos, grupo de representatividade formado no Instituto Anelo de música.

No ano de 2000, cursou MPB e jazz no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e em 2004 fez o curso de técnico em música na Faculdade Souza Lima, em São Paulo.  Em 2016/17 participou da turnê do Proac “Alegre Menina Ana Paula Moreti canta Djavan”. Se apresentou também no festival Arcevia Jazz, na Itália, em 2017. Em 2021, participou do projeto centenário do sambista Zé Keti com a Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Anelo, escolas de samba de Campinas e o cantor Dudu Nobre.

Em 2022, tocou ao lado de Ivan Lins em show no interior paulista. Recentemente, participou da releitura do clássico “Se Acaso Você Chegasse”, canção de Lupicínio Rodrigues interpretada por Criolo para a novela do horário das 18h da Rede Globo “Garota do Momento”, ambientada nos anos 1950.

 

EP – O Amor Tudo Supera

Músicas:

O Amor tudo supera (Josimar Prince e Vinícius André)

Ao som De Gil (Josimar Prince e Vinícius André)

Beleza Nacional (Josimar Prince e Danilo Teodoro)

Deusa Negra Sensual (Josimar Prince e Nyva)

Read Previous

3ª Campíadas Olimpíadas para 60+começa com tênis de mesa nesta quarta-feira, 19

Read Next

Prefeitura de Campinas divulga o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *