Instituto CPFL entrega Carreta Literária para escola municipal do Parque Oziel
Biblioteca móvel com 600 livros integra um conjunto de iniciativas do Instituto CPFL em benefício da comunidade
O Instituto CPFL fortalece sua presença no Parque Oziel, comunidade de Campinas, com a chegada de mais um projeto social. A partir do próximo dia 25, a Escola Municipal Oziel Alves Pereira, que atende 1,2 mil alunos, recebe um novo incentivo à leitura com a entrega da Carreta Literária. Com uma proposta lúdica e itinerante, a iniciativa transforma o acesso aos livros por meio de uma biblioteca sobre rodas, que convida crianças e jovens a embarcar em uma jornada repleta de histórias, sonhos e descobertas. A ação, realizada pela CEC Brasil, integra um conjunto de iniciativas que já levou esporte, cultura e arte na comunidade
Instalada em uma espécie de “book truck” e um acervo de 600 livros de diferentes gêneros, como romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis, a Carreta Literária conta com ambiente acolhedor, com cadeiras, mesas, puffs e tendas para leitura. A proposta é incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso à cultura, especialmente em regiões onde esse contato ainda é restrito.
A entrega da Carreta Literária se soma a uma série de iniciativas do Instituto CPFL no Parque Oziel. A atuação começou em 2024 com o projeto Esporte Social, que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos no contraturno escolar. Desde sua implantação, o número de beneficiários triplicou — de 60 para 180 — e a estrutura foi qualificada com professores, estagiários e apoio nutricional, incluindo kits lanche, cestas básicas e uniformes.
Em 2025, a presença do Instituto na comunidade foi ampliada. Em abril, a praça do bairro recebeu o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, reunindo 420 pessoas para assistir gratuitamente a produções chinesas em uma noite de cultura e sustentabilidade. Já em agosto, além da Carreta Literária, entrou em operação um projeto que oferece oficinas de dança com ritmos africanos, hip-hop e até C-pop (dança urbana chinesa). Realizado pela companhia Eclipse, a atividade visa promover expressividade, identidade e inclusão para 280 crianças e jovens. Na entrega da Carreta Literária, haverá uma apresentação do projeto.
Na oportunidade, também haverá o lançamento do livro infantil “Quando uma jacaré encontra um panda!”, que convida leitores de todas as idades a refletirem sobre empatia, conservação ambiental e amizade por meio da história de dois animais simbólicos — um panda e uma jacaré — que se encontram em uma floresta. O lançamento faz parte da programação da 9ª edição do CPFL Intercâmbio Brasil-China, frente cultural do Instituto CPFL, que celebra as relações entre os dois países por meio de uma programação cultural gratuita e diversa. Confira a programação.
Localizada em uma área de assentamento consolidado há mais de 20 anos, no Parque Oziel, uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, a Escola Municipal Oziel Alves Pereira atende estudantes de 6 a 15 anos do Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a diretora da escola, Mariana Dias Barreira, a Carreta Literária representa mais que um incentivo à leitura. “A Carreta Literária tem um impacto visível na rotina da escola. Ela facilita o acesso aos livros, cria um ambiente atrativo para os alunos e reforça o hábito da leitura. É uma ação concreta que ajuda a melhorar o desempenho, o interesse e a participação dos estudantes. O projeto promove acesso à cultura, amplia horizontes e fortalece o direito à educação de qualidade para todos os estudantes que aqui vivem e aprendem, em todas as etapas de ensino”, afirma a gestora.
Além do acervo itinerante, os educadores das cidades atendidas pelo projeto contam com acesso gratuito a uma plataforma online de cursos sobre formação de leitores, contação de histórias e alfabetização. Com carga horária de 30 horas e certificação, o conteúdo está disponível em: Link
Serviço
Entrega Carreta Literária no Parque Oziel
Quando: 25 de agosto, segunda-feira, às 13h
Onde: EMEFEJA Oziel Alves Pereira
Rua Fauze Selhe, s/nº – Jardim Monte Cristo, Campinas – SP