Grupo Primavera transforma a lenda da Cuca em musical com apresentação no Teatro Castro Mendes
Espetáculo musical reúne 148 crianças e adolescentes do Grupo Primavera em celebração à arte e à convivência

Nos dias 23 e 24 de outubro, o palco do Teatro Castro Mendes será tomado pela energia e talento de 148 crianças e adolescentes atendidos pelo Grupo Primavera. Com habilidades em dança, canto, teatro, música, circo, sapateado e até robótica, eles apresentam o espetáculo musical “A Cuca Vem Pegar”, as sessões ocorrem às 09h30 e às 14h30 para escolas públicas. Porém, a entrada é gratuita nos dois dias e haverá sessão para o público em geral, às 20h, sendo necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
Inspirado em uma lenda brasileira, o musical narra a história de adolescentes “nerds” dedicados aos estudos e outros mais preocupados com a aparência. A trama propõe uma reflexão sobre a convivência entre diferentes, valorizando a amizade e o respeito às individualidades.
O musical se desenrola a partir de uma narrativa central que entrelaça as diversas habilidades e singularidades das crianças e adolescentes do Grupo Primavera, culminando em um final feliz e inspirador. Sandra Ciocci, responsável pelo texto e direção, destaca que o percurso entre os primeiros ensaios, iniciados em março, e a estreia no palco foi repleto de desafios.
“As crianças e os adolescentes atendidos pelo projeto frequentam o Grupo Primavera em dois turnos distintos, o que impossibilita que todos estejam juntos nos ensaios. Trabalhamos com grupos separados, mas era essencial construir uma unidade, conectando os temas abordados à realidade deles. Aproveitamos esses encontros para conversar sobre convivência e sobre o mistério da lenda da Cuca, que dialoga com o ambiente em que vivem. Apesar de ter crianças e adolescentes como protagonistas, o espetáculo é pensado para todas as idades”, explica Sandra. Ao longo de outubro, os ensaios gerais reuniram todo o elenco, consolidando a integração e a força coletiva que dão vida ao espetáculo.
O Primavera convida ao palco uma OSC, a Associação Beneficente Campineira (ABC), com seu grupo de sapateado formado por 28 crianças. “Nosso desejo é que possamos ter conosco, nos próximos anos, uma OSC do território dos Amarais para intensificarmos as parcerias já estabelecidas na rede e proporcionar vivência entre as crianças. O roteiro deste ano fala disso: convivermos bem nas diferenças”, complementa Sandra Zuliani, coordenadora artística do Grupo Primavera.
No saguão do Teatro Castro Mendes, estará a exposição “A Luz dos Vagalumes: a arte que acende o mundo”, que recebe o público com vídeos das obras realizadas pelas crianças e adolescentes do Núcleo de Artes Visuais do Primavera. Os vídeos nasceram das atividades conduzidas pelo artista e educador social Daniel Barone, que trazem fragmentos de cor e gestos, além de diferentes tipos de suportes e materiais. Barone usou também a Inteligência Artificial para fazer a animação de alguns dos trabalhos produzidos.
Além das apresentações do musical, o projeto contempla em seu escopo, ao longo do ano, oficinas de arte contemporânea, hip hop, musicalização, fotografia, literatura, canto coral, teatro, circo, artes digitais, artes visuais e robótica.
Serviço:
Musical: A Cuca Vem Pegar
Quando: Dias 23 (quinta-feira) e 24 (sexta-feira) de outubro, com sessões às 09h30 e às 14h30 para escolas públicas. Às 20h haverá sessão para o público em geral, sendo necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
As sessões de quinta-feira terão audiodescrição e todas as sessões terão tradução em libras.
Local: Teatro Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial – Campinas