Gol inflável leva conscientização sobre câncer de próstata em Campinas

Gol inflável

Atividade lúdica invade espaços públicos na campanha Novembro Azul, reforçando a missão do Grupo de levar informação e transformar realidades

 A campanha Novembro Azul do Grupo SOnHe chega neste ano com uma proposta que une informação e descontração. Um gol inflável promete atrair a atenção do público masculino e abrir espaço para um diálogo necessário sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação integra o conjunto de iniciativas do grupo, que tem como missão levar informação de forma contínua e acessível à população, ocupando os espaços públicos e aproximando as pessoas dos temas ligados à oncologia. Dessa maneira, o Grupo SOnHe participa da abertura oficial da campanha Novembro Azul, da Prefeitura de Campinas, no dia 3 de novembro, e promove uma série de ações educativas até o final do mês.

 

A proposta do gol inflável é simples e simbólica: marcar um gol contra o preconceito e as crenças que afastam os homens do autocuidado. Entre elas, a ideia de que o exame de rastreio reduz a masculinidade ou de que a cirurgia da próstata compromete a função sexual. “O SOnHe não apenas promove campanhas, mas também atua como agente transformador. Nossa missão é sensibilizar, levar informação e mudar comportamentos. A vergonha masculina não pode ser maior que o cuidado com a saúde”, afirma André Sasse, oncologista clínico e CEO do Grupo SOnHe, levando em consideração a realidade de Campinas, onde o câncer de próstata representa 30% de todos os tipos de câncer identificados na população masculina, e do Brasil.

 

O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens, depois dos de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam cerca de 71.730 novos casos por ano entre 2023 e 2025, com 15.841 mortes anuais. Mais de 75% dos diagnósticos ocorrem após os 65 anos, e a incidência é 50% maior em homens negros. Apesar disso, a detecção precoce permite que 8 em cada 10 pacientes sejam curados, um dado que reforça a importância da prevenção e da quebra de tabus.

 

André Sasse reforça ainda que a oncologia moderna oferece tratamentos cada vez menos invasivos, como a cirurgia robótica, que garantem maior precisão e melhor recuperação. “Quando mostramos que o tratamento não retira a masculinidade, mas devolve qualidade de vida, conseguimos romper barreiras e aproximar os homens do diagnóstico precoce”, destaca Sasse.

 

A informação é uma das principais ferramentas para a mudança de hábitos. Por esse motivo, o Grupo SonHe promove rotineiramente ações educativas, que sensibilizam a população e estimulam à reflexão. Em outubro, o programa Embaixadores do Exercício Físico espalhou a mensagem de que a prática regular de atividade física é aliada no tratamento do câncer de mama. Agora, durante o mês de novembro, o gol inflável do Grupo SOnHe passará por diferentes espaços públicos da região, levando informação e promovendo o papo de homem, sempre reforçando o autocuidado e o incentivo à prática de atividade física. “Nosso objetivo é fazer oncologia também fora dos consultórios, para que possamos ajudar um número cada vez maior de pessoas”, finaliza André Sasse.

 

Read Previous

Nova lei inspira ação pioneira do Colégio RDS Swiss contra o bullying

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *