Fundo HaJa! e Sindipetro promovem diálogo com padre Júlio Lancelotti em Campinas

Evento será no Sindipetro, dia 17 de outubro, às 17h. Interessados devem se inscrever gratuitamente até às 14h,do dia 17 de outubro, nos canais do Fundo Haja. O padre Júlio Lancelotti também conhecerá os dois projetos de moradia social do Fundo Haja, na cidade.

 

O Fundo HaJa! – associação sem fins lucrativos que adquire e restaura imóveis vazios de interesse histórico e cultural no centro de Campinas/SP para locação social, realizará, em parceria com o Sindicato dos Petroleiros de Campinas (Sindipetro), um “Encontro com o Pe. Júlio Lancelotti”, em Campinas, na sexta, dia 17/10, a partir das 17h.

 

A proposta do evento é uma conversa com o Padre, que irá falar sobre a sua atuação humanitária com a população de rua e a realidade desse público marginalizado.

 

Padre Júlio também conhecerá as experiências do Fundo, que hoje conta com dois projetos de moradia social em Campinas: a  Casa Vila Sal, que abriga quatro famílias (mães-solo com seus respectivos filhos) e a Casa Falcão Filho, em fase final da reforma, que abrigará seis jovens egressas de abrigos. A visita às moradias será no sábado, dia 18/10, e não será aberta ao público.

 

Padre Júlio é pedagogo, teólogo e sacerdote católico, paulistano e referência pelo seu trabalho com as pautas humanitárias e sociais.  Aos 77 anos, exerce a função de vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, dedicando-se na defesa dos direitos humanos e no apoio às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

 

É, também, pároco na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca na cidade de São Paulo e responsável por realizar as missas na capela da Universidade São Judas Tadeu, também na Capital paulista.

 

Padre Júlio ganhou grande notoriedade por também trazer à sociedade discussão de temas como a aporofobia (aversão, medo e desprezo ao pobre), que busca criminalizar o pobre, ao invés de buscar caminhos para a superação da pobreza. Pelo seu trabalho com os mais vulneráveis e pela erradicação da pobreza, o seu nome já foi até lembrado para o Nobel da Paz.

 

Inscrições 

Para se inscrever, o público deve acessar os canais Instagram e o site do Fundo HaJa!, até o dia 17 de outubro, às 14h.  Serão oferecidas 500 vagas para o evento.

Acesse o link para a inscrição: https://forms.gle/ngVESqbt7KFjA7S38

Propostas similares pelo direito à moradia

O Fundo HaJa! se baseou no formato do FICA que é uma organização sem fins lucrativos, que atua pelo direito à moradia, incidindo sobre políticas públicas, adquirindo e gerindo imóveis em São Paulo, com o objetivo de viabilizar Serviço de Moradia Social para famílias em situação de vulnerabilidade.

O FICA recebe o apoio do Padre Júlio Lancellotti e agora ele também honrará o trabalho do Fundo HaJa!, com essa conversa no dia 17/10.

 

Sem-moradia em Campinas: mais de 40 mil famílias

Patrícia Sarti, voluntária do Fundo HaJa! também do grupo organizador do evento, lembra que em 2024, mais de 18 mil famílias aguardavam por um lar digno em Campinas, de acordo com dados da COHAB.  Estima-se hoje que esse déficit habitacional possa estar próximo de mais de 40 mil famílias no município. “Por outro lado, há mais de 54 mil imóveis desocupados na cidade, sendo que 500 deles estão localizados na região central”, comenta.

A atuação do Fundo HaJa! é oferecer moradias com aluguel acessível às famílias em situação de vulnerabilidade  econômica e risco social. O Fundo nos dois últimos anos já adquiriu dois imóveis  com esse propósito:

  • Casa Vila Sal, que abriga quatro famílias (mães-solo com seus respectivos filhos).
  • Casa Falcão Filho, em fase final da reforma, que abrigará seis jovens egressas de abrigos.

Helena Whyte, voluntária da organização, também  do grupo organizador do evento, destaca que 99% do trabalho do Fundo HaJa! é realizado de forma voluntária. “Contamos com uma rede de apoio composta por mais de 100 pessoas que dedicam seu tempo e suas habilidades em prol dessa causa”.

O Fundo HaJa! conta com a contribuição de seus associados, doações de parceiros, promoção de eventos culturais e promocionais para a realização de suas atividades

Read Previous

ACESA Capuava promove evento para aproximar a comunidade dos seus projetos de inclusão

Read Next

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos: vida com dignidade e conforto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *