Finados: Campinas terá cemitérios com horário ampliado e operação especial de trânsito

Finados

Expectativa da Setec é que os três cemitérios municipais recebam cerca de 100 mil visitantes

Campinas se mobiliza para o feriado de Dia de Finados, neste domingo, 2 de novembro, com aumentos nos horários de atendimento dos cemitérios municipais e uma operação especial de trânsito organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para atender à movimentação esperada.

A expectativa da Serviços Técnicos Gerais (Setec) é que os três cemitérios municipais recebam cerca de 100 mil visitantes. E, para acomodar esse público, os horários de funcionamento foram ampliados:

Sábado e domingo: das 6h às 18h

Também haverá a disponibilização de sanitários químicos, copos d’água e distribuir botões de rosas como forma simbólica de homenagem aos entes queridos.

A iniciativa tem a intenção de oferecer aos familiares mais comodidade na visitação aos entes queridos, além de reduzir a aglomeração nos horários de pico.

 

Programação de missas de Finados

As Missas de Finados serão realizadas no domingo, 2 de novembro, com os seguintes horários:

Cemitério da Saudade e Nossa Senhora da Conceição (Amarais): 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h

Cemitério de Sousas: 9h

Operação especial de trânsito da Emdec

Para garantir fluidez e segurança no trânsito, a Emdec fará uma operação especial neste sábado e domingo, 1º e 2 de novembro, no horário das 7h às 19h, com agentes distribuídos nos acessos aos cemitérios e vias de maior tráfego.

Os agentes vão atuar no entorno dos cemitérios: Amarais (Parque Nossa Senhora da Conceição); Parque das Aléias / Parque Flamboyant; Parque das Flores; Saudade; e Sousas. Também haverá equipe de agentes atuando na região do Terminal Rodoviário de Campinas.

O trabalho da Emdec envolve a realização de bloqueios, interdições temporárias, preservação dos pontos de ônibus e de táxi, reserva de vagas, readequações semafóricas, monitoramento por câmeras e operacionalização da malha viária.

No domingo de Finados serão 25 agentes em campo por turno, no entorno dos cemitérios. Além da equipe de rua, também haverá o trabalho dos operadores do Centro de Controle Operacional.

A recomendação é que os motoristas evitem horários de pico e façam uso de transportes alternativos ou caronas quando possível, para reduzir filas e melhorar o fluxo.

Read Previous

“Elas contam das teias que trançam” ocupa diversos espaços públicos em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *