FENAJ realiza 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Brasília
Evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília (DF), na sede do Sebrae, na Asa Norte. A Inteligência Artificial será o eixo central desta edição, com destaque para seus impactos no mercado de trabalho, implicações éticas e oportunidades para fortalecer práticas jornalísticas de qualidade.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) realiza o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas entre 10 e 13 de dezembro de 2025, em Brasília (DF), na sede do Sebrae, na Asa Norte. Realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), o evento reunirá cerca de 250 participantes de todo o país, entre profissionais, estudantes e representantes de empresas de comunicação. Mais importante espaço de deliberação política da categoria, o Congresso terá como tema “Os Desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, debatendo as profundas transformações que impactam o exercício da profissão e o futuro da informação em uma era marcada pela automação e pelas plataformas digitais.
A programação está estruturada em conferência magna, painéis, oficinas e plenárias deliberativas, mantendo a tradição histórica dos encontros da categoria realizados desde a década de 1940. A Inteligência Artificial será o eixo central da 40ª edição, com destaque para seus impactos no mercado de trabalho, implicações éticas e oportunidades para fortalecer práticas jornalísticas de qualidade. “O Congresso Nacional é o momento em que a categoria reafirma seu compromisso com o jornalismo ético, plural e democrático. Precisamos debater a tecnologia sem abrir mão da nossa missão social”, diz Samira de Castro, presidenta da FENAJ.

Compromisso com o futuro
Criado na década de 1940 e atualmente realizado a cada dois anos, o Congresso Nacional dos Jornalistas consolidou-se como o maior fórum democrático da categoria. A última edição, em 2021, ocorreu virtualmente em razão da pandemia de Covid-19. Para a FENAJ, este será um momento estratégico de atualização do debate sobre as condições de trabalho, a regulação da comunicação e a defesa da democracia, reforçando a importância do jornalismo para a sociedade brasileira.