Faculdade encerra 2025 com mais de 5 mil atendimentos gratuitos em questões jurídicas

Unimetrocamp Wyden, em Campinas, fortalece o acesso à Justiça da população oferecendo serviço gratuito aos moradores da região em questões jurídicas como rescisões contratuais, danos morais e materiais, nulidade de contratos, acidentes veiculares, cobranças, obrigações e devolução de quantia, por exemplo

 

unnamed 6
Alunos, coordenador do curso de Direito, Gustavo Cotomacci, e reitor da instituição, Marcos Lima, recebem a juíza Drª. Fernanda Franco Bueno Cáceres e a coordenadora da Unidade de Processamento Judicial, Natalia Lopes Reato /Divulgação

 

O Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden encerra 2025 com resultados expressivos no atendimento gratuito à população de Campinas. Funcionando como um braço do Tribunal de Justiça de São Paulo, o espaço integra o Núcleo de Práticas Jurídicas, estrutura exigida pelo Ministério da Educação para a formação prática dos estudantes do curso de Direito e fundamental para o acesso da comunidade ao sistema judiciário.

 

Entre janeiro e novembro deste ano de 2025, o PAC realizou 4.858 atendimentos, 981 ações foram ajuizadas e 1.273 audiências de conciliação foram realizadas — números que reforçam sua relevância social e acadêmica. O núcleo conta com sete alunos diretamente envolvidos nas atividades, supervisionados por duas advogadas e professores da instituição.

 

Segundo o coordenador do curso de Direito da Unimetrocamp Wyden, Gustavo Cotomacci, o impacto do Posto de Atendimento ao Cidadão para a cidade e para a formação dos estudantes é significativo.

 

“O PAC desempenha um papel essencial ao aproximar a população do Judiciário. São demandas reais, de pessoas que precisam de orientação e acesso à Justiça, e que encontram no nosso núcleo um suporte gratuito, humanizado e tecnicamente qualificado”, afirma o profissional, também reforçando o valor educacional do serviço: “Para os alunos, essa é uma oportunidade única de vivenciar o Direito na prática, compreendendo etapas processuais, lidando com casos concretos e desenvolvendo responsabilidade profissional”.

 

Entre os principais tipos de casos atendidos ao longo do ano estão rescisões contratuais, danos morais e materiais, nulidade de contratos, acidentes veiculares, cobranças, obrigações e devolução de quantia. “São questões recorrentes do cotidiano, mas que, muitas vezes, impedem os cidadãos de buscar apoio jurídico por receio da burocracia ou falta de recursos”, explica Gustavo.

 

Para questões jurídicas, o atendimento no PAC ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h para triagem, e das 13h às 16h para abertura de ações. O serviço funciona no Piso Térreo do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden, localizado na Rua Dr. Sales de Oliveira, 1661, Vila Industrial, Campinas.

 

 

 

Read Previous

Padaria Sabor do Bem amplia produção e projeta alta de vendas no Natal para fortalecer ações sociais

Read Next

Ação de Natal distribui livros de colorir para crianças de Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *