Espetáculo Maré estreia com entrada gratuita em Campinas

Grupo Dançaberta realiza dois ensaios do espetáculo Maré, abertos ao público e gratuitos, em Barão Geraldo, sede do elenco em Campinas 

 

 

Mare Foto AmandaTrindade
Cenas de Maré/Foto: Amanda Trindade_Divulgação

O grupo Dançaberta, que há 25 anos atua na pesquisa e criação em dança, entra em cena com o espetáculo Maré, com direção geral de Julia Ziviani e direção artística de Verônica Fabrini. O espetáculo, inédito, terá dois ensaios abertos em Campinas, nos dias 5 e 6 de setembro, na sede do elenco, no distrito de Barão Geraldo (Rua Francisco de Barros Filho, 16-A), com entrada gratuita, antes de seguir em temporada pelo interior paulista. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do horário do espetáculo e haverá mediação com reconhecimento tátil para pessoas com deficiência.

 

A montagem, no formato de suíte e temperamento simbolista, traz a força dos ciclos e das marés no gestual de três mulheres. “Entre estados e segredos, jogam com o tempo, com os elementos, e refletem o feminino, explorando o entorno com delicadeza, sempre prontas a desvelar o desconhecido”, destaca a diretora Julia Ziviani.

 

Inspirado no livro Presente do Mar (Lindbergh, A.M., 1991), o espetáculo nasce de pequenos flashes poéticos, entrelaçados à imagem de uma mulher em recolhimento. Na obra, Anne Morrow Lindbergh encontra-se sozinha numa ilha, num espaço aberto e atemporal, onde passa a refletir sobre as fases e vivências da vida feminina, guiada pela observação sensível de diferentes conchas recolhidas durante os seus passeios solitários à beira-mar. A cada concha, a autora atribui um nome simbólico, que corresponde a um momento ou sentimento específico, revelando uma teia de comparações sutis e delicadas. É através dessa contemplação que o espetáculo convida o público a mergulhar numa jornada íntima de autoconhecimento e escuta do essencial.

 

Maré segue a linha de pesquisa do grupo, que coloca os artistas em contato com maneiras inesperadas de movimento, ao mesmo tempo que se dispõe à criação em dança, arriscando, nessa nova criação, uma dramaturgia de movimento narrativa em contraponto à exploração gestual dos estados interiores, das sensações e atmosferas.

 

“A concepção passa pela discussão e relação entre técnica e habilidades corporais. A individualidade técnica e expressiva de cada intérprete enriquece e influencia a dinâmica do grupo e o resultado cênico”, pontua Ziviani, que está à frente do Dançaberta desde sua criação.

 

Após Campinas, o espetáculo segue em turnê por cinco cidades do interior de São Paulo: São Sebastião, Guarujá, Jundiaí, Cubatão e Espírito Santo do Pinhal.

 

 

As diretoras

 

Julia Ziviani é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp. Como diretora do grupo de pesquisa em dança e educação somática Dançaberta, concebe, dirige e realiza criações a partir do trabalho compartilhado com o grupo. Iniciou seus estudos em artes e dança em Belo Horizonte (MG), com Ana Lúcia de Carvalho. Em São Paulo, dançou com o Ballet Stagium, apresentando-se no Brasil, Estados Unidos, América Latina e Europa.

 

Atuou como bailarina, assistente de coreografia e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo. Residiu em Milão e Trieste, na Itália, onde realizou trabalhos como bailarina e coreógrafa. É bacharel e mestre pela New York University (EUA), doutora pela Faculdade de Educação da Unicamp (2004), com pós-doutorado na University of Colorado at Boulder (EUA). Sua pesquisa artística e acadêmica explora a interface entre abordagens somáticas, interpretação e criação nas artes da cena.

 

A diretora artística do espetáculo, Verônica Fabrini, é atriz e encenadora. Com especialização em dança, mestrado em encenação (Unicamp), doutorado em encenação/dramaturgia (USP) e pós-doutorado em Teatro e Filosofia (Universidade de Lisboa), tem como campo de investigação o fenômeno cênico e as ciências do imaginário, numa perspectiva transdisciplinar. Diretora artística por 25 anos da Boa Companhia, excursionou por todo país e exterior e foi Ponto de Cultura em Campinas por dez anos.  Com ênfase em processos criativos, atua principalmente nos seguintes temas: atuação, performance, dança, teatro gestual e dramaturgia de imagem e estudos do imaginário.

 

 Serviço

 

Espetáculo Maré – Grupo Dançaberta

Quando: Ensaio aberto nos dias 5 e 6 de setembro | 20h (sexta-feira) e 19h (sábado)

Onde: Espaço Dançaberta – Rua Francisco de Barros Filho, 16-A, Barão Geraldo, Campinas (SP)

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre (recomendado para maiores de 14 anos)

Ingressos: Gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência

Read Previous

Tradição sertaneja dá o tom às festas infantis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *