Escultura metálica de Ulysses Guimarães passa por recuperação em Campinas

  A recuperação da escultura metálica de Ulysses Guimarães, que fica instalada no paredão de pedra da Pedreira do Chapadão, passa por reparos que estão sendo realizados pela Secretaria de Serviços Públicos de Campinas. O processo de reforma da obra do artista Fábio Penteado levará cerca de 30 dias. A escultura, instalada no parque desde 16 de dezembro de 1994, é uma homenagem ao importante político brasileiro morto em um acidente de helicóptero que nunca foi localizado.
Para reformar o monumento, a peça foi retirada da parede de pedra, com guindaste, e ficará no chão, no pátio do parque, em área cercada e sinalizada. A estrutura toda passará por recomposição das peças e chapas oxidadas; nova pintura geral e recolocação nos novos apoios de fixação. O custo da reforma é de R$ 103 mil.
Composta por cerca de 2 mil chapas de aço recortadas e soldadas, o monumento forma um conjunto que pesa 2,5 toneladas e tem 13 metros de altura. Ao longo dos anos, vem sofrendo ações das intempéries, como chuva, vento, sol, o que oxidou e desgastou as estruturas metálicas e a pintura.
Homenageado
Ulysses Guimarães foi político e advogado. Nascido em Rio Claro (SP) em 6 de outubro de 1916, teve papel fundamental na luta pela democracia e pela liberdade, com forte atuação na oposição à ditadura militar no Brasil. Entrou na política em 1945, participou ativamente da campanha das Diretas Já, na década de 1980. Faleceu em outubro de 1992, num acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro. O corpo de Ulysses não foi encontrado, mas a morte foi oficialmente reconhecida.
“É o símbolo da luta pela redemocratização no Brasil. Por esse motivo, a memória precisa ser preservada, para que futuras gerações possam saber a sua importância para liberdade de expressão.”, disse o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, sobre a importância de preservar a obra em homenagem a Ulysses Guimarães.
Praça Ulysses Guimarães
A Praça Ulysses Guimarães, popularmente chamada de Pedreira do Chapadão, é um dos 25 parques de Campinas, tem área de cerca de 130 mil metros quadrados, com parquinhos, sendo um inclusivo para uso conjunto de crianças com e sem deficiência, quiosques, academias ao ar livre, uma delas inclusiva; quadras poliesportivas; pistas de caminhada; cascata com espelho d’água e peixes; e áreas abertas utilizadas para eventos em geral.
Além da escultura de Ulysses Guimarães, há outras duas: Vitória-régia, de Gilberto Salvador e um elefante branco “Ulisses, o elefante biruta”, de Guto Lacaz, ambas desde 2014. O parque foi inaugurado em dezembro de 1994, a área pertenceu à Fazenda Chapadão e serviu para exploração de pedras, entre os anos 1930 e 1970.
Pedreira do Chapadão, Praça Ulysses Guimarães, fica na Rua Dr. Alcides Carvalho, s/nº, Jardim Chapadão. Funciona todos os dias, das 6h às 21h.
Escultura fica na Pedreira do Chapadão/Crédito: Carlos Bassan

Read Previous

Perseguição no bairro Mauro Marcondes termina na morte de uma pessoa em Campinas

Read Next

Saúde de Campinas visita 3 mil locais em ação de combate à Dengue

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *