Drinks com gin viram tendência nas festas de final de ano

Drinks com Gin

 

Nas festas de fim de ano, os drinks com gin têm ganhado protagonismo entre pratos tradicionais como peru, bacalhau e tender. Refrescante, aromático e versátil, o destilado conquistou espaço nas ceias de Natal e Ano Novo e se tornou uma escolha que promete ficar.

“Harmonizar gin com a ceia é entender que ele não é só um drink refrescante — é um ingrediente que conversa com os sabores da mesa. As notas cítricas, herbais e aromáticas do gin artesanal têm uma capacidade incrível de equilibrar pratos intensos, cortar gorduras e potencializar temperos típicos do Natal e do Ano Novo”, explica Arthur Flosi, sócio-fundador da BEG Destilaria.

 

O premiado BEG Gin

 

Localizada em Joaquim Egídio, em Campinas, SP, a destilaria BEG Gin colocou o Brasil no centro do mapa mundial dos destilados ao conquistar o título de Melhor Gin Clássico do Mundo 2024, segundo a Forbes e a International Wine & Spirits Competition (IWSC), de Londres. O rótulo premiado, BEG New World Navy Dry Gin, medalha de duplo ouro e nota 98/100, se destaca pela combinação de botânicos tradicionais com ingredientes brasileiros, como Sabugueiro do Brasil e folhas de pitangueira.

Com consumidores cada vez mais atentos à origem e autenticidade do que bebem, o gin artesanal ganha ainda mais força nas festas. “O consumidor de hoje quer propósito, quer saber o que está na taça. Ele busca autenticidade — e, é aí que o gin artesanal brilha”, reforça Flosi.

 

 Visita na destilaria eleva a experiência

 

Experiências imersivas como a BEG Experience têm atraído visitantes interessados em entender o processo de produção e criar receitas personalizadas.“Quando a pessoa entende a jornada da bebida — desde o botânico até a taça — ela cria uma relação completamente nova com o que está consumindo”, afirma.

Assim, é exatamente nesse encontro entre sabor, técnica e sensorialidade que o gin conquista espaço definitivo nas mesas brasileiras. “A presença do gin na ceia transforma completamente a dinâmica dos sabores. Cada aroma — do cítrico ao herbal — funciona como um fio condutor que revela nuances, equilibra texturas e ilumina os temperos tradicionais das festas. Quando o drink encontra o prato certo, tudo ganha outro brilho: é como se a mesa inteira respirasse mais elegância e profundidade”, destaca Arthur Flosi, sócio-fundador da BEG Destilaria.

Com o mercado de destilados premium crescendo mais de 12% ao ano no Brasil, segundo a IWSR, a expectativa é que o gin se consolide de vez como protagonista das celebrações de Natal e Réveillon.

Sugestões de drinks da BEG para elevar a ceia

BEG Gin Divulgacao

BEG Brazilian Dry Gin

NATAL

Lemon Mule

Ingredientes:

  • 60 ml BEG Brazilian Dry Gin
  • 30 ml suco de limão-tahiti
  • 30 ml xarope de gengibre
  • Água com gás
  • Espuma de gengibre

Modo de preparo:

Bata gin, limão e gengibre por 10 segundos. Coe, complete com água com gás e finalize com espuma de gengibre.

Harmoniza com:

Pernil, lombo agridoce, tábua de frios, bolinho de bacalhau.

“O Lemon Mule é aquele drink que abraça o Natal brasileiro: fresco, vibrante e com o toque picante do gengibre que dá vida aos pratos mais tradicionais da ceia”, ressalta Flosi.

 

BEG Gin Basil smash Divulgacao CAPA
BEG Gin_Basil smash/Divulgação

BEG Basil Smash

Ingredientes:

  • 60 ml BEG Brazilian Dry Gin
  • 20 ml limão-siciliano
  • 10 ml açúcar líquido
  • 8 a 10 folhas de manjericão

Modo de preparo:

Macere o manjericão, bata tudo com gelo e faça dupla coagem. Sirva com gelo.

Harmoniza com:

Salpicão, lombo com ervas, pratos cremosos e leves.

“O Basil Smash é puro frescor: as notas herbais e cítricas elevam qualquer prato cremoso e fazem um contraste delicioso com o tradicional salpicão.”- Arthur Flosi

 

Réveillon

BEG Gin Fitzgerald Divulgacao
BEG Gin_Fitzgerald /Divulgação

Fitzgerald

Ingredientes:

  • 60 ml BEG New World Navy
  • 25 ml limão-siciliano
  • 20 ml xarope simples
  • 1 ml angostura de laranja

Modo de preparo:

Agite, faça dupla coagem e decore com twist de laranja.

Harmoniza com:

Frutos do mar, camarão, salmão defumado.

“O Fitzgerald tem uma elegância cítrica que combina demais com frutos do mar. É o tipo de drink que transforma o brinde da virada.”- Arthur Flosi:

 

 

Tom Collins

Ingredientes:

  • 50 ml BEG Modern & Tropical Gin
  • 40 ml xarope de limão-siciliano
  • 150 ml soda ou água com gás

Modo de preparo:

Adicione tudo no copo com gelo, mexa levemente e decore com limão.

Harmoniza com:

Peixe grelhado, ostras, salada de lentilha.

“O Tom Collins é leve, refrescante e perfeito para um Réveillon quente. É impossível um prato não funcionar com ele”, garante Arthur Flosi

Read Previous

Seminário gratuito em Campinas traz palestras para lideranças do Terceiro Setor

Read Next

Festival Vivência Nordestina acontece de 12 a 14 de dezembro em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *