Curta na Educar 2025 transforma tema ambiental em cinema e cidadania
Durante o período de férias escolares, a Fundação Educar promove mais uma edição da Academia Educar de Férias, reunindo 60 jovens de escolas públicas de Campinas em uma intensa programação de aprendizado, troca e criatividade.
Um dos destaques é o projeto ‘Curta na Educar’, que em 2025 chega com força total abordando um tema urgente: o meio ambiente. Ao todo, 29 jovens de 16 escolas participam da produção de um curta-metragem. Com apoio da produtora Lokomotiv Studio, os participantes exploram todas as etapas de uma produção audiovisual, por meio de oficinas práticas de cinema, roteiro, atuação, direção, áudio, câmera, iluminação e produção.
Os filmes tratam de questões ambientais atuais e relevantes, escolhidas pelos próprios estudantes com base em suas reflexões e experiências. Os temas abordam desde o desperdício de água e a escassez hídrica, passando pelo descarte incorreto de resíduos, o consumo excessivo e o impacto ambiental da indústria da moda, até a poluição do ar e seus efeitos na saúde, e a ação humana como fator de risco para a extinção de espécies.
O “Curta na Educar” existe desde 2009 e já abordou temas como racismo, bullying, violência doméstica e saúde mental. Após a produção e finalização os curtas são lançados no canal do YouTube da Fundação Educar (@fundacaoeducar) e utilizados em escolas e espaços de formação como ponto de partida para debates e ações sociais.
A Academia Educar de Férias 2025 oferece ainda outras seis programações, com oficinas voltadas ao desenvolvimento pessoal, comunicação e cidadania.