CineSolar chega em Paulínia dia 24 de agosto com sessões e atrações gratuitas

CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado em frente ao Ginásio Poliesportivo do João Aranha, em evento único, domingo (24/08), a partir de 18h30

CineSolar programacao gratuita Divulgacao
CineSolar tem programação gratuita/ Divulgação

 

O CineSolar, primeiro cinema itinerante, ao ar livre e movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Paulínia, no domingo (24/08), a partir de 18h30, em frente ao Ginásio Poliesportivo do João Aranha (Avenida João Aranha, 1600 – João Aranha), com atividades gratuitas para toda a família. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Robô Selvagem”. A entrada e a pipoca são gratuitas, e os filmes contam com recursos de acessibilidade.

 

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL, realização da Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

 

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema — e quando têm não são passeios tão acessíveis —, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

 

O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

O Circuito CPFL 2025 está sendo realizado no estado de São Paulo. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.

 

“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratizam o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de poder vivenciar a alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável ao disponibilizar oficinas de educação ambiental para as crianças e jovens ali presentes”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

 

Com ações em conjunto com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). E também colabora na iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para a mobilização de meninas e mulheres nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

 

Programação

  • Data: 24/08 – domingo
  • Horário:
    18h30 – sessão de curta s-metragens
    19h30 – filme: Robô Selvagem
  • Local: Em frente ao Ginásio Poliesportivo do João Aranha, Avenida João Aranha, 1600 – João Aranha
  • Em caso de chuva: o mesmo local
  • Apoio: Prefeitura Municipal de Paulínia, por meio da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente

Read Previous

Mestra Sinhá lança livro autobiográfico no Salão Vermelho na Prefeitura de Campinas

Read Next

Cia de Ballet Arnea promove apresentações gratuitas do clássico “O Corsário – Pelas Terras do Oriente”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *