Chuva desta segunda-feira provoca alagamentos em Campinas

A Prefeitura de Campinas emitiu comunicado sobre a chuva que atingiu com mais intensidade os bairros da região central de Campinas na manhã desta segunda-feira, 22 de setembro, e provocou seis pontos de alagamento e a queda de parte de uma árvore sobre um veículo — sem vítimas — e a queda de galhos em via pública. Além disso, equipamentos públicos foram atingidos. De acordo com a nota, os pontos de alagamento foram Av. Orosimbo Maia (próximo à Rafael Sampaio), Av. Heitor Penteado (altura do kartódromo da Lagoa do Taquaral), Rua Dr. Carlos de Campos (entre Vila Industrial e Parque Industrial), Rua Barão de Atibaia (próxima à Barata Ribeiro, no Centro), Av. John Boyd Dunlop (sentido Centro-bairro, no acesso à rodovia Anhanguera) e Av. Brasil (na aproximação da rua Alberto Faria, sentido bairro-Centro).

 

Segundo a Defesa Civil de Campinas, pancadas de chuva mais intensas foram registradas na região central, com 20 milímetros entre 6h e 8h. Até as 11h, o acumulado chegou a 41 mm. A velocidade dos ventos chegou a aproximadamente 66km/h registrada às 7h30, no Campo dos Amarais.

 

Ocorrências registradas

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuam desde cedo na remoção de árvores e galhos. Ao todo, 12 equipes estão em alerta, além de 25 profissionais mobilizados para limpeza e desobstrução de bocas de lobo, principalmente nas avenidas Princesa D’Oeste, Norte-Sul (José de Sousa Campos) e Orosimbo Maia.

Atualmente, há bloqueio parcial de trânsito na av. Heitor Penteado, na av. John Boyd Dunlop (acesso à Anhanguera) e na av. Brasil (sentido bairro-Centro). Os demais pontos já foram liberados

 

Ações da Emdec

Desde a madrugada, 50 agentes da Emdec monitoram o trânsito, orientam motoristas e realizam bloqueios necessários. Painéis eletrônicos da cidade também foram acionados para alertar sobre os pontos de alagamento.

 

Equipamentos públicos afetados

Mercado Municipal (Mercadão): a água entrou pelo lanternim e por pontos da cobertura. As calhas de proteção do lanternim já chegaram e serão instaladas nos próximos dias. O telhado passa por revisão geral. O atendimento segue normal.

Terminal Mercado: as calhas não deram conta de dar vazão à água, pela intensa quantidade de chuva. Será realizada uma vistoria para verificar se há necessidade de limpeza das calhas, por conta da queda de folhas de árvores.

Centros de Saúde (CSs): Capivari, Guanabara, 31 de Março, Paranapanema, São Vicente, San Diego, San Martin e Orosimbo Maia registraram entrada de água, mas mantêm atendimento normal.

Hospital Mário Gattinho: dois consultórios do pronto-socorro e um leito de enfermaria foram interditados. Não houve prejuízo no atendimento. Equipes já trabalham no reparo da calha.

Chuva forte em Campinas Carlos Bassan
Volume de chuva afetou várias áreas na região central/ Foto: Carlos Bassan_PMC

 

 

 

 

Read Previous

Colégio RDS Swiss lança webinars sobre educação e tecnologia

Read Next

Caminhos para desafogar a Justiça

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *