Campinas inicia 2026 com a Campanha de Popularização do Teatro
Campanha de Popularização do Teatro
Temporada começa em 10 de janeiro e segue até 7 de fevereiro, com mais de 20 espetáculos; cronograma conta com produções infantis, musicais e dramas
Campinas começa 2026 com a temporada da Campanha de Popularização do Teatro, que leva ao público mais de 20 apresentações entre os dias 10 de janeiro e 7 de fevereiro. A iniciativa reúne espetáculos gratuitos e produções com preços acessíveis, reforçando o compromisso com o acesso à cultura e a valorização das artes cênicas produzidas na cidade.
Férias em família
Ao longo da temporada, o público poderá acompanhar uma programação diversa, que inclui espetáculos infantis, musicais, dramas e montagens voltadas ao público adulto, ampliando as possibilidades de acesso ao teatro e incentivando a ocupação dos equipamentos públicos de cultura.
“O período de férias é um momento em que as pessoas buscam mais opções para aproveitar o tempo livre com a família, com as crianças e para vivenciar experiências culturais de qualidade. A Campanha de Popularização do Teatro é fundamental nesse contexto, porque amplia o acesso da população às artes cênicas. Começar o ano com teatro é fortalecer a cultura, valorizar os artistas da cidade e incentivar que os espaços culturais sejam ocupados desde o início de 2026” destaca a secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
Programação qualificada
A divulgação da programação ocorrerá de forma gradual, conforme a formalização dos espetáculos com as companhias participantes. As informações atualizadas sobre datas, horários, classificações indicativas e valores dos ingressos poderão ser consultadas no Calendário de Eventos da Prefeitura de Campinas, disponível em campinas.sp.gov.br/eventos.
“Todo o processo de seleção dos espetáculos contou com a participação ativa dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural, que atuaram como pareceristas ao longo das etapas. Essa construção coletiva garantiu um processo transparente, criterioso e de alto nível artístico, resultando em uma programação qualificada, que agora será colocada à disposição da população”, explica o diretor do Departamento de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi.

Cronograma de abertura
A programação começa no dia 10 de janeiro com o espetáculo infantil “Alice no País das Hortaliças”, às 15h, com classificação livre e duração de 60 minutos. A apresentação tem entrada gratuita e abre a temporada convidando famílias e crianças a ocuparem o teatro logo no começo do ano.
A história apresenta a trajetória de Alice, uma menina que quebra o braço no início das férias e fica impossibilitada de realizar atividades externas com amigos. Obrigada a permanecer em casa, ela passa a observar o trabalho do pai, que é cozinheiro, no preparo das refeições. A partir desse cenário, a cozinha se transforma em um local de aprendizado, onde personagens apresentam as propriedades de frutas e legumes para a recuperação da saúde da protagonista.
No sábado, 10 de janeiro, às 20h, o público poderá conferir “O Andante”, espetáculo de drama com classificação indicativa de 14 anos e duração de 55 minutos. A montagem também terá sessão no domingo, 11 de janeiro, às 19h. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20 e estão à venda pela plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/114702/d/356760).
A peça acompanha a jornada de um homem que percorre as ruas carregando livros e palavras, dando voz aos chamados invisíveis urbanos. Com encenação minimalista, o espetáculo concentra-se na potência da atuação solo, em um cenário simbólico que evoca solidão, resistência e humanidade.