Campinas está entre os 37 municípios habilitados para o Programa Estação Juventude

Programa Estação Juventude
homem consulta medico
Jovem terá oportunidade de formação /freepik.com_divulgação
Campinas está entre os 37 municípios selecionados para avançar à próxima etapa do processo seletivo, que visa ampliar o acesso da juventude brasileira a políticas públicas, formação profissional e participação social. A divulgação foi feita pela Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, nesta segunda-feira, 25 de agosto. A conquista consta no resultado da habilitação de propostas no âmbito do Edital nº 2/2025 do Programa Estação Juventude (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-selecao-n-2/2025-snj/sg/pr-650605305).  Vencida esta etapa, agora Campinas passa para a próxima fase, quando serão avaliados os méritos das propostas apresentadas.
A iniciativa federal, anunciada em maio durante o 3º Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude, prevê investimento de R$ 10 milhões para a criação de 30 novas estações em todo o país. Os centros funcionarão como espaços físicos e digitais, com infraestrutura adequada e equipes especializadas, oferecendo orientação sobre programas sociais, educacionais e de empreendedorismo.
Os municípios agora seguirão para a fase de avaliação de mérito das propostas apresentadas.
“Ao oferecer estruturas de acolhimento e orientação, queremos criar condições reais para que os jovens ampliem seus horizontes e construam projetos de vida com dignidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas. Segundo Felipe Gonçalves, da Coordenadoria Departamental de Políticas para a Juventude (CDPJ), “a proposta de Campinas aposta em um modelo inspirado nas Casas da Juventude, com atuação voltada especialmente às periferias”.
As Casas da Juventude têm como objetivo transformar o presente e construir um futuro melhor para os jovens, fomentando o desenvolvimento de talentos e habilidades, promovendo inclusão social e profissional, abrindo portas e criando oportunidades. Além disso, estimulam a cidadania, o protagonismo juvenil e a participação ativa na comunidade – pilares que também orientam a proposta de Campinas para o Estação Juventude.
O Programa Estação Juventude se soma a outras iniciativas do governo federal, como o ID Jovem, que assegura meia-entrada e descontos em transporte interestadual a jovens de baixa renda. Desde 2023, o número de beneficiários do ID Jovem saltou de 200 mil para quase 780 mil em todo o país.

Read Previous

Vestibulinho das Etecs oferece redução de 50% da taxa de inscrição

Read Next

Região de Campinas tem previsão de chuva forte nesta terça e quarta-feira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *