Campinas entrega 231 matrículas de imóveis no Jardim Eulina

imóveis no Jardim Eulina

Entrega de documentos de propiedade de imoveis PMC

Moradores acompanham a cerimônia de entrega do documento que regulariza os imóveis/Foto: Toninho Oliveira_PMC

 

Prefeitura e Sehab entregam 231 matrículas no Núcleo Residencial Jardim Eulina; programa de regularização fundiária já beneficiou mais de 21,5 mil famílias

A Prefeitura de Campinas entregou 231 matrículas de imóveis para famílias do Núcleo Residencial Jardim Eulina, vinculadas à Organização da Sociedade Civil Boa Amizade. Com as matrículas emitidas pelo Cartório de Registro de Imóveis, as famílias passam a ter a posse oficial de suas propriedades, assegurada por meio da regularização fundiária. Esse documento garante não apenas a segurança jurídica, mas também possibilita investimentos e melhorias nos imóveis, ampliando a estabilidade social e econômica dos beneficiados.

 

O evento contou com a presença do prefeito Dário Saadi, que destacou o avanço da regularização fundiária em Campinas durante sua gestão. “Já entregamos 21 mil escrituras de imóveis em meu governo. Quando assumi a Prefeitura, havia 42 mil famílias na fila da Cohab. Hoje, esse número caiu para menos de 13 mil. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, que envolve vereadores, a Secretaria de Habitação e a Cohab. Cada matrícula entregue representa segurança jurídica e realização de um sonho para os moradores”, afirmou o prefeito.

A cerimônia também marcou o fim de uma espera de mais de cinco décadas para os moradores do Jardim Eulina.

 

Conquista histórica

 

O secretário de Habitação, Luis Henrique Cirilo, ressaltou a importância do esforço conjunto para viabilizar a entrega. “A Constituição garante a regularização fundiária como um direito da população, mas é o poder público que deve viabilizar esse processo. Hoje, aqueles que sonhavam com a propriedade oficial de seus imóveis realizam esse sonho. Essa vitória é fruto do empenho de uma equipe dedicada da Secretaria de Habitação e da Cohab.”

 

Já Tatiane, vice-presidente da Associação do Bairro Jardim Eulina, lembrou a luta da comunidade. “No começo, muitos não acreditavam. Foram as mulheres que deram os primeiros passos, lideradas pela minha mãe. Graças à união de todos, hoje conquistamos esse sonho.”

 

História do Núcleo Residencial Jardim Eulina

 

O núcleo começou a ser ocupado na década de 1980, quando famílias migrantes de várias regiões do país ergueram moradias precárias no local.

Com o passar do tempo, a comunidade foi crescendo, os laços familiares e sociais se fortaleceram e os moradores construíram uma identidade coletiva marcada pelo sentimento de pertencimento e pelas relações de trabalho na região.

Com a regularização fundiária, o bairro recebeu melhorias essenciais, como rede de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação.

Regularização Fundiária em números

Campinas vem se consolidando como referência nacional em regularização fundiária. Até o momento, a Secretaria de Habitação (Sehab) e a Cohab já regularizaram 137 núcleos urbanos, beneficiando mais de 21,5 mil imóveis em toda a cidade.

Read Previous

Saúde promove atividades em Campinas para orientar sobre prevenção à raiva

Read Next

Rodoviária de Campinas recebe performance gratuita de dança contemporânea da Cia Etra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *