Baile Pérola Negra será realizado em 5 de julho no Clube Bonfim

Baile Pérola Negra celebra o legado de Anunciação Marquesa dos Santos de Almeida, – a Marqueza – uma das figuras mais emblemáticas da luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas na cidade

 

O tradicional Baile Pérola Negra, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas, será realizado no dia 5 de julho, no salão social do Clube Bonfim Recreativo Social, na Rua Bento da Silva Leite, 330, Jardim Chapadão, em Campinas.

 

Aberto ao público, o evento celebra o legado de Anunciação Marquesa dos Santos de Almeida, conhecida como Marqueza, uma das figuras mais emblemáticas da luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas na cidade. Sua história é contada no livro Uma Marquesa entre as Domésticas, que inspira o nome do baile.

 

A festa também dialoga com o Concurso Rainha Pérola Negra de Campinas, cuja edição de 2025 teve inscrições abertas entre março e abril. Criado pela Lei Municipal nº 8.175, de 1994, o concurso homenageia mulheres negras que atuam na promoção da igualdade racial. A cerimônia de diplomação das vencedoras ocorreu em maio, em um evento cultural que rememora os bailes organizados por Laudelina de Campos Melo, idealizadora da primeira edição, em 1957.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, ressaltou a relevância do evento. “O Baile Pérola Negra é uma expressão de reconhecimento e pertencimento. Ele reforça o compromisso da cidade com a valorização da cultura afro-brasileira e com a promoção da equidade racial, especialmente entre as mulheres que constroem diariamente a história de Campinas”, afirmou.

 

“A celebração da resistência, da contribuição e da potência das mulheres negras campineiras segue viva e inspiradora”, declarou Marcelo de Rezende Bento, coordenador departamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

 

O Baile Pérola Negra é gratuito ao público em geral, com apoio de organizações da sociedade civil. A expectativa é reunir centenas de pessoas em uma noite de celebração da cultura negra e de reconhecimento das lutas históricas por justiça racial na cidade.

 

 

Read Previous

Evento em Campinas celebra 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão

Read Next

Festival de Inverno do Projeto Primeira Nota encerra temporada nesta quarta, 02 de julho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *