Associação Viva e Deixe Viver abre inscrições para capacitação de voluntários para contar histórias em hospital de Campinas

A Associação Viva e Deixe Viver está com inscrições abertas para o curso “A Arte de Contar Histórias e do Brincar na Saúde” de capacitação de voluntários para contar histórias em hospital de Campinas.  As inscrições podem ser feitas até 29 de setembro pelo site oficial: www.vivaedeixeviver.org.br.

 

Voltado a pessoas com mais de 18 anos, o curso “A Arte de Contar Histórias e do Brincar na Saúde” ensina a usar a leitura, o brincar e a escuta como ferramentas de cuidado. Em formato híbrido, com início em 18 de outubro, a capacitação tem carga horária de 40 horas, distribuídas em 10 módulos e vai até dezembro, e abordando temas como ética, ambientação hospitalar, equilíbrio emocional e técnicas de narração. Os encontros presenciais acontecem no Hospital das Clínicas da Unicamp (Rua Vital Brasil, 251).

 

A formação vai além da teoria: proporciona uma jornada de autoconhecimento e prática, incluindo vivências terapêuticas e treinamentos no hospital. O encerramento é marcado pela entrega simbólica do avental, vestimenta personalizada que identifica os voluntários da Viva e Deixe Viver.

 

A instituição, presente em 89 hospitais pelo Brasil, conta com 601 voluntários. Em 2024, foram mais de 5,6 mil intervenções, que impactaram cerca de 44 mil crianças e adolescentes, além de 41 mil pais e 8 mil profissionais da saúde. Ao todo, mais de 12 mil livros ganharam voz nos ambientes hospitalares, levando leveza e esperança a quem enfrenta o tratamento.

 

“A leitura e a contação de histórias oferecem acolhimento às crianças hospitalizadas. Cada página aberta e cada narrativa compartilhada despertam imaginação, coragem e alegria, ajudando-as a enfrentar os desafios com mais leveza. Para nós, é a prova de que a literatura pode ser um verdadeiro remédio para a alma”, afirma Valdir Cimino, fundador da Associação.

 

Atuação em Campinas 

A Viva e Deixe Viver está presente em Campinas desde 2022 e, ao longo desses anos, vem contribuindo para humanizar o atendimento hospitalar. Atualmente, a Associação conta com 16 voluntários ativos no município, que semanalmente levam histórias, empatia e acolhimento a crianças e adolescentes internados no Hospital das Clínicas da Unicamp.

 

Serviço:


Curso “A Arte de Contar Histórias e do Brincar na Saúde”- Edição Campinas(SP)
Inscrições: até 29 de setembro de 2025
Início do curso: 18 de outubro de 2025
Formato: híbrido (online e presencial)
Local presencial: Hospital das Clínicas da Unicamp, localizado na Rua Vital Brasil, 25 – Cidade Universitária
Inscrições e mais informações: www.vivaedeixeviver.org.br

Read Previous

Nova diretoria da ACP foca em parcerias e atividades para incluir parkinsonianos

Read Next

Livraria Candeeiro promove lançamento do livro Carga Viva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *