Arte de atendidos pelo Cândido Ferreira ganha exposição no MIS Campinas
Cândido Ferreira exposição
Desenhos e pinturas revelam o poder da inclusão e do cuidado em liberdade. A abertura será no próximo dia 13
O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira inaugura, no Museu da Imagem e do Som (MIS/Campinas), no dia 13 de novembro, quinta-feira, a exposição “Assuntos da Terra”, que reúne desenhos e pinturas do artista Cláudio Manoel da Silva e mais dez amigos, todos atendidos pelos serviços da instituição.
Eles se conheceram no CriArte, o ateliê do Centro de Convivência (CECO) Rosa dos Ventos, que fica na Vila Joaquim Inácio. Frequentam o local todas as tardes de quinta-feira para a oficina de pintura. Silva conta que desenha desde a infância, mas só descobriu a pintura depois de um longo percurso da vida. Ele passou por várias mudanças de endereço, entre São Paulo e o interior, casamento e separação da esposa. “Essa desilusão me deixou muito triste, tive pensamentos ruins e depressão. Foram muitos anos até que procurei ajuda profissional” conta. O sofrimento o levou à internação psiquiátrica, que o manteve isolado durante seis meses.
De alta, Cláudio Manoel da Silva foi acolhido no CAPS Toninho (Centro de Atenção Psicossocial Sul), que frequenta até hoje e onde começou a pintar. Foram os profissionais da unidade que o encaminharam ao CECO, para estimular a inclusão social com a comunidade e facilitar a realização do sonho de expor seus trabalhos.
Aos 63 anos de idade, ele terá no Museu mais de 20 pinturas em óleo sobre tela, a maioria produzida em casa. Resultam de “desabafos”, como diz o artista, que gosta de paisagens e animais. Em “Assuntos da Terra”, algumas pinturas revelam casas em meio ao verde, quase sempre cercadas. Também há cenas do mar.
“Pintar é o meu socorro, eu me sinto realizado”, revela. “São meus pensamentos. Eu imagino o planeta, desenho e pinto”, comenta. Mais reservado quando chegou ao CECO, ele logo caiu na simpatia dos demais e sugeriu trabalharem ouvindo música, sua outra paixão (também canta e compõe).
Daí para o convite aos amigos foi um pulo. Todos estarão presentes com alguns de seus trabalhos.

Serviço:
Exposição “Assuntos da Terra
Lançamento: 13 de novembro de 2025, às 14 h
Duração: até 14 de dezembro de 2025
Local: Museu da Imagem e do Som