Anelo ocupa palco do Centro de Convivência neste domingo, 14 de dezembro

Dia 14 de dezembro, domingo, o palco do Centro de Convivência terá apresentações gratuitas de Coro e Jazz Sinfônica de alunos, finalizando com apresentação da Orquestra Anelo

 

 

Musicos da Orquestra Anelo FOTO Edis Cruz
Músicos da Orquestra Anelo/Foto: Edis Cruz

O Anelo encerra as festividades dos seus 25 anos de história neste dia 14 de dezembro, domingo, com um concerto histórico e aberto ao público, com entrada gratuita, no palco que é considerado o mais importante da cidade: o teatro interno do Centro de Convivência Cultural.

Será não só a primeira apresentação do instituto neste espaço, que já recebeu grandes nomes das artes no Brasil, como também a primeira vez que parte dos alunos e familiares conhecerão de fato o teatro, reaberto em julho deste ano depois de 14 anos em reformas. Segundo o fundador do Anelo, Luccas Soares, o concerto de 25 anos terá apresentações de três grupos da instituição (o Coral, a Jazz Sinfônica de alunos e a Orquestra Anelo). Uma ação carregada de simbolismo, por expor em um local de referência a riqueza cultural produzida na periferia. Na data, o Coral e a Jazz Sinfônica de alunos subirão ao palco a partir das 15h e, a Orquestra, a partir das 18h.

“É uma oportunidade de a cidade ver de perto um projeto que já está há tempos em atividade e nas páginas de cultura, de testemunhar a beleza produzida no distrito do Campo Grande, assim como tem em muitas outras periferias. Às vezes, infelizmente, periferias e comunidades acabam ganhando destaque mais nas páginas policiais do que nas culturais, e o Anelo vem provando, nesses 25 anos, que é possível mostrar um outro lado. O instituto e toda a comunidade são a prova que a música transforma, e vem fazendo a diferença no distrito do Campo Grande (onde fica o Anelo, no Jardim Florence)”, conta Luccas, ressaltando que o instituto de música já atendeu gratuitamente, ao longo de sua trajetória, 15 mil alunos – por ano, são atendidos atualmente 1,2 mil crianças, jovens e adultos.

Luccas ressalta a importância dos voluntários e das empresas que apoiam o Anelo a partir de programas públicos de fomento à cultura, como o Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e o Proac-SP (Programa de Ação Cultural), para a sustentabilidade e crescimento do projeto. “São leis muito importantes para o fomento da cultura, que ajudam o instituto a manter suas atividades, e pelas quais novos projetos serão viabilizados, ficando aqui nosso convite para que mais empresas possam apoiar esse trabalho”, aponta Luccas, que reforça o convite à empresas que  tenham possibilidade de fazer

destinação de impostos. “Estamos em período de captação de recursos, com dois projetos aprovados (Pronac e Proac-SP), sendo definidor atingir as metas de captação para que possamos  continuar as atividades em 2026.”

Ele afirma também que o instituto e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo mantêm uma relação de colaboração que foi fundamental para viabilizar o Concerto Anelo 25 anos no Convivência. “Manifestamos à Secretaria de Cultura o desejo de fazer o evento neste teatro e eles abraçaram a ideia, porque já conhecem o nosso trabalho. O Anelo é um projeto que não é cofinanciado pela Prefeitura, mas entendemos a importância de estarmos juntos nas pautas de cultura, da educação, da assistência social. É um  vínculo de muito respeito entre as duas partes”, revela.

Protagonistas 

Regente do Coral Anelo, a coralista e educadora musical Júlia Toledo conta que começou a lecionar canto e coral no instituto em 2018. “Com o aumento do número de integrantes, passamos a nos organizar em coros Infantil, Juvenil e  Adulto. Ao longo desse percurso, fizemos gravações com os Titãs, participamos de uma produção com o rapper Renan Inquérito registramos músicas autorais, e nos apresentamos em palcos importantes, no Festival Gran Finale, no Teatro Bradesco,  Teatro Castro Mendes, a Estação CIS Guanabara e o Centro de Convenções da Unicamp”, afirma.

Neste dia 14, cerca de 60 alunos integrarão o coro no palco. “Estar agora no Centro de Convivência é uma alegria imensa, não apenas pela trajetória de grandes músicos que já se apresentaram no local, mas também por ser uma celebração de reabertura desse espaço para a cidade. Quando criança, subi nesse palco cantando no Coral Canarinhos da Terra (da Unicamp). Voltar como regente é profundamente gratificante, meu desejo é que seja uma apresentação inesquecível, tanto para a plateia quanto para os nossos artistas.” Segundo Júlia, o repertório do coro terá a música brasileira como eixo principal. Serão apresentadas canções de tradição folclórica, além de arranjos de música popular brasileira, de compositores como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Alceu Valença, e também músicas natalinas.

Regente da Jazz Sinfônica de alunos, o compositor, arranjador e saxofonista Vinicius Corilow também ressalta a grande expectativa dele e dos alunos para a apresentação. “Estamos muito animados porque a gente sabe, enquanto campineiros, o quanto a cidade esperou pela reabertura do palco do Centro de Convivência. Cheguei a tocar ali, com outros grupos musicais, algumas vezes, antes do complexo fechar, ficamos anos esperando essa reabertura e agora teremos a oportunidade de apresentar esse trabalho importante num palco tão especial para a cidade. É uma expectativa bem grande.”

Atualmente, a Jazz Sinfônica conta com 25 alunos. No concerto, trará no repertório as músicas Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Mas que Nada  (Jorge Ben Jor), Borandá (Edu Lobo), Boas Festas (Assis Valente),  Alvorada (Cartola/Carlos Cachaça e Hermínio B. de Carvalho) e Maria Fumaça  (Oberdan Magalhães e Luiz Carlos Batera).

No caso da Orquestra Anelo, última a se apresentar, o pianista e regente Guilherme Ribeiro comandará o grupo, com um repertório que trará nomes consagrados da música brasileira e também composições autorais. “O concerto traz  uma música minha chamada ‘Aguaceiro’, além da composição ‘Herança de Santo’, da contrabaixista Helle Simone. Também o frevo premiado ‘Sem Perder Tempo’, composto por Marcelo Louback, que venceu o Festival de Música da Rádio Nacional,  em 2022, na categoria Música Instrumental.”  O programa oficial inclui ainda as músicas Todas as Direções (Guilherme Ribeiro e Gabriel Grossi), Milagre dos Peixes (Milton Nascimento e Fernando Brant), Forró na Vovó (Filó Machado), Vento no Canavial (João Donato e Lysias Ênio) e Conversa de Botequim (Noel Rosa e Vadico).

 

SERVIÇO

Concerto Anelo 25 anos

Data: 14/12/2025 (domingo)

Sessões:

15h – Coro e Jazz Sinfônica de Alunos

18h – Orquestra Anelo

Local: Teatro Centro de Convivência

Praça Imprensa Fluminense, s/nº – Cambuí –  Campinas – SP

Entrada Gratuita

Read Previous

Expresso de Natal é destaque do fim de semana no Trem da República

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *