Anelo na Escola leva trilha antirracista a 16 mil alunos e lança música autoral

Anelo na Escola

Com atuação cultural e de inclusão consolidada na periferia de Campinas, o Anelo leva este ano uma mensagem antirracista a 18 escolas estaduais, e aproximadamente 16 mil alunos, por meio de um dos projetos mais importantes criados desde sua fundação, há 25 anos – o Anelo na Escola. Para esta edição, a ideia foi trabalhar os temas bullying e racismo, por meio de palestras e de shows da banda de representatividade Pretas & Pretos – formada por profissionais de excelência ligados ao instituto de música.

Em meio às últimas apresentações do projeto neste ano, a banda Pretas & Pretos também lançará neste dia 13 de novembro, em todas as plataformas digitais, a música Gente Preta, que busca valorizar a beleza e a potência cultural do povo preto em todo o mundo. O single ainda ganhará um videoclipe, a ser lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Anelo na Escola de 2025 foi viabilizado em parceria com a Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste, e com patrocínio da CPFL Energia, via Proac. O projeto leva apresentações musicais e informação antirracista a escolas da região de influência do instituto, o distrito de Campo Grande. As atividades buscam atingir todos estudantes, sendo apresentadas por vezes em três turnos. Em 3 dezembro, uma grande apresentação fechará o projeto reunindo representantes de todas as escolas.

Segundo o fundador do Anelo, Luccas Soares, a banda escolhida, Pretas & Pretos, trabalha essas questões fixamente em seus shows, não só na época das celebrações do Dia da Consciência Negra, quando é bastante requisitada para eventos.  E o trabalho promovido pelo Anelo nas escolas adota essa mesma linha: de uma atuação permanente de conscientização. “Tivemos uma reunião no início do ano com a direção de todos (a) diretores (a) das escolas  para firmarmos a parceria desta edição do projeto e poderíamos escolher qualquer tema. Nossa escolha foi levar o Pretas & Pretos, que trabalha essa trilha antirracista, um tema necessário, e que foi prontamente aceito.”

Nas unidades, a proposta mobiliza crianças e jovens, que participam ativamente das apresentações musicais e discussões, em atividades que depois pautam e ajudam os professores a trabalhar a questão nas salas de aula.  “A música transforma e a gente vê a conexão das nossas crianças junto às apresentações. Isso é fantástico, ver os olhos delas brilhando”, afirmou Patrícia Adolf Lutz, secretária municipal de Educação nomeada em outubro, e que firmou a parceria com o Anelo quando ocupava o cargo de dirigente regional de Ensino Campinas Oeste.

Antirracismo na prática

Em uma das escolas visitadas ao longo do ano, a E.E. Elvira de Prado Meo Muraro, no Jardim Florence 1, alunos manifestaram a alegria de participar do projeto. Segundo Bryan Roberto de Lima Pereira, a interatividade da apresentação foi o que mais chamou a atenção. “Foi legal não só o fato de eles terem se apresentado, mas também como as pessoas quiseram se apresentar e como eles deixaram”, contou. Estudante da mesma escola, e ex-aluna do Anelo Júlia Oliveira ressaltou a importância social do instituto. “O Anelo me acolheu, ajudou a me entender como ser humano e como alguém que ama a arte.”

Integrantes da banda Pretas & Pretos também contaram que, para eles, a emoção não é menor que a manifestada por alunos e profissionais de Educação. “Estou emocionada. Enquanto cria de um projeto social e estudante de escola pública, me sentiria muito contemplada se tudo isso que a gente está levando hoje às escolas tivesse acontecido na época em que eu estudava”, afirmou Renata Alves. “Depois das apresentações, as crianças estão com outra energia, saem diferentes, animadas, parece que a música traz uma coisa que elas não tinham antes. Nos sentimos contribuindo para a formação dessas crianças”, ressaltou Josimar Prince.

A última visita do ano do Anelo na Escola será neste dia 13 de novembro, na Escola Estadual Prof. Glória Aparecida Rosa Viana, no Satélite Íris. O evento de encerramento do projeto em Campinas ocorre no dia 3 de dezembro de 2025, a partir das 8h, na Estação Cultura, no Centro.

“Hey, gente preta, mostra sua força, sua grandeza. Hey, gente preta, mostra sua cor, sua beleza.” O refrão da música Gente Preta, composta pelo músico da banda Pretas & Pretos Michael Santiago, traz como simbologia a reafirmação da luta contra o preconceito e, diferentemente de outros anos, não se volta diretamente à conscientização dos brancos contra o racismo, mas ao próprio povo preto.

“Nesta música, falo com todas as classes econômicas em que a gente preta está inserida, em todos os lugares e níveis. Estou chamando, dizendo: se mostra, não tenha vergonha, mostra toda tua força, teu brilho, tua cultura”, revelou Michael, sobre a composição. “Esse povo não é fraco, é um povo que ainda levanta um Brasil nas costas, na força do sangue e do suor. E, além de forte, é um povo bonito, de uma energia vibrante, de uma ancestralidade, de cores incríveis, de tradições e de uma fé singular”, finalizou.

Produtora da música e coordenadora no Anelo, Elaine Oliveira afirma que o projeto de Gente Preta se alinha muito à missão do Anelo, que é o de contribuir para o desenvolvimento humano através da música. “Estamos reforçando uma potência comunitária, com essa proposta de valorizar o povo preto, por meio de uma banda que nasceu com esse propósito, de conscientizar contra o racismo. Essa composição vem elencando diferentes expressões artísticas da cultura preta, no Brasil e no mundo. Além de reforçar a força desse povo, é também um convite para que ele reconheça sua beleza.”

No clipe, dirigido por Cláudio Alvim e que será divulgado nas plataformas do Anelo no Dia da Consciência Negra, Elaine explica que a escolha foi por filmagem 100% em área externa, no Parque Ecológico, para oferecer uma estética diferente, mais colorida e com muita dança e canto performados pela banda. A própria filmagem inova nos planos, com a câmera acompanhando os músicos, como se fosse o olhar de um espectador que dança com eles.

Serviço

Lançamento Streaming: 13/11/2025 (Pre-save: ditto.fm/gente-preta)
Lançamento Clipe: 20/11/2025 (youtube.com/@InstitutoAneloOficial)

Musicos da banda PretasPretos Foto Claudio Alvim
Músicos integrantes da banda Pretas&Pretos/Foto: Cláudio Alvim

Read Previous

Lei aprovada pelos vereadores de Campinas moderniza licenciamento urbano

Read Next

Novembro Azul: Blitz da Saúde em Campinas doa 1.000 exames de PSA

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *