Anelo 6teto lança álbum em homenagem ao distrito do Campo Grande 

Em uma ação que busca promover a cultura de paz a partir de seu próprio território, o grupo instrumental Anelo 6teto lança neste dia 26 de janeiro um álbum em homenagem ao distrito do Campo Grande, em Campinas, SP, região de atuação do Anelo – instituto que trabalha a inclusão por meio da música, com aulas gratuitas na periferia.

 

Capa do Album Anelo6teto Foto Levi Macedo
Capa do Álbum Anelo6teto/Foto: Levi-Macedo

 

Com participação especial do rapper e morador do distrito Bzoro, este é o primeiro lançamento do ano de um grupo ligado à instituição e marca a proposta do Anelo de trabalhar o tema cultura de paz em seus projetos ao longo de 2026. Em seis faixas autorais, sendo uma delas com letra de Bzoro, e as demais instrumentais, o álbum Campo Grande traz referências a bairros e locais do distrito campineiro. A participação do rapper, por exemplo, é na música Bassoli, uma referência ao Jardim Bassoli.

“No ano passado trabalhamos em nossas ações os 25 anos do Anelo, e a trilha antirracista no nosso principal projeto, que é o Anelo na Escola (com apresentações e palestras nas escolas). Neste ano, a ideia é abordar como tema geral a cultura de paz, e pensamos no Anelo 6teto para o primeiro lançamento nesta linha. Vejo que o tema vem ao encontro a uma necessidade atual de uma sociedade com tantas divisões. Nossa ideia com o álbum é trazer um olhar diferenciado para o distrito, voltado à qualidade musical e aos talentos daqui, que representam essa cultura de união e de paz”, afirmou Luccas Soares, fundador do Anelo.

“O álbum é uma homenagem, e quando isso ocorre, é uma oportunidade criada de promover um olhar de serenidade e de enaltecer esse movimento cultural potente que existe no Campo Grande. É uma mudança no olhar tradicional que se faz para as periferias, no mundo todo, sempre em um contexto de disputas territoriais e ideológicas. Queríamos algo diferente, então fazia todo sentido colocar esta homenagem dentro da proposta de valorização da cultura de paz”, disse a coordenadora de comunicação no Anelo, Elaine Oliveira.

Processo coletivo

“Tivemos a ideia de fazer esse álbum compondo uma música juntos, nos nossos ensaios. Nesta primeira música, pensamos em um partido alto, por ser um ritmo presente nas periferias. Naturalmente, o restante do álbum foi baseado em conexões com o distrito. Entrou um rap sobre o Jardim Bassoli, bairro que muitas vezes só é visto a partir da perspectiva da violência, e chamamos um rapper da região para trabalhar essa canção com uma energia mais forte. O Cosmos foi outro bairro que inspirou uma faixa. Nesse caso, uma canção mais lenta, com timbres inusitados. Tem a música Elvira, que homenageia a Escola Estadual Dona Elvira. Ou seja, a cada lugar pensado, trabalhamos a musicalidade em cima do que o nome sugere ou do que o bairro representa”, afirmou o músico Vinícius Corilow, integrante do 6teto e diretor musical do álbum.

Corilow ressalta que o tema cultura de paz, que será trabalhado pelo Anelo a partir deste trabalho, foi uma feliz coincidência, pois se encaixou com a ideia do grupo de expor as diversas culturas do Campo Grande. “É um distrito com vulnerabilidades e questões sociais complexas, mas também de coisas interessantes, paisagens bonitas, muitas culturas. Por isso, resolvemos trazer um olhar sobre todos os universos presentes ali, sem ignorar as dificuldades, o que tem tudo a ver com a cultura de paz.”

A produção da capa do álbum ficou a cargo de Levi Macedo, morador do distrito, guitarrista, professor do Anelo e especializado nas áreas de vídeo e fotografia. A ideia foi que ele trabalhasse a foto de uma paisagem, e a que se destacou foi uma do pôr do sol da região, com grande diversidade de cores. A imagem escolhida definiu uma identidade visual que põe o Campo Grande em primeiro plano, com o título e nome do grupo aparecendo mais discretamente.

 

Realidade e poesia

Também morador do Campo Grande e amigo de infância do baterista do 6teto, Filipe Lapa, Bzoro foi o rapper convidado pelo grupo para compor uma letra na música elaborada para o Bassoli, e viu na proposta uma oportunidade de falar sobre os dramas e desafios do distrito, mas também sobre sua beleza e qualidades. “Sempre quis passar a realidade de uma forma leve nas letras. Falo sobre o perigo das ruas, das escolhas que a gente faz, e o cenário influencia nisso. Falo da minha casa, pois moro aqui há 25 anos. De uma forma leve, rápida e simples, busco mostrar como é a vida dos que moram aqui.”

Assim como mostra a capa do álbum, Bzoro ressalta ainda as belezas da vida cotidiana na região. “Outro dia alguém colocou fogo num terreno aqui, e todos saíram para ajudar a apagar. Há um senso de comunidade que se espalha pelo Campo Grande. Muitos falam que o distrito é longe, mas ele tem de tudo, você não precisa sair daqui. Acho que a música é sobre os bairros, o senso de comunidade, a visão dos meninos, pela minha visão. É sobre tudo isso, a pauta social, as coisas bonitas, o pôr do sol, em uma visão de artista, de uma forma poética.”

 

Formação

Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (baixo elétrico), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Leo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofone, clarinete e clarone), o Anelo 6teto mescla a sonoridade de ritmos populares brasileiros, como o samba, o baião e o maracatu, com a improvisação e a vanguarda do jazz e o groove de gêneros da black music, como r&b, gospel, funk e soul. Foi criado em 2019 para representar o  Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, na África do Sul. O sucesso no festival foi fundamental para que o grupo decidisse seguir carreira. Desde então, tem se apresentado em mostras de jazz e festivais.

 

O álbum

O lançamento do álbum Campo Grande, o segundo do 6teto, será feito pelo Anelo em todas as plataformas digitais no dia 26 de janeiro.

Pré-save: https://ditto.fm/campo-grande

 

 

Read Previous

Cia Samba da Vida encena espetáculo sobre folclore e cultura popular em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *