Ação da Saúde de Campinas orienta sobre prevenção à raiva transmitida por morcego
Secretaria realiza trabalho educativo sobre cuidados e prevenção à raiva, no arruamento do Paço de Campinas, nesta quarta-feira, 21 de maio
A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, 21 de maio, uma ação para orientar sobre prevenção à raiva transmitida por morcego e o que a população deve fazer ao encontrar um animal desta espécie.
O trabalho ocorre no arruamento do Paço no período das 9h às 16h. Duas estações serão montadas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e pela Vigilância Regional Leste para orientar moradores que passarem pela Prefeitura e servidores municipais.
A iniciativa compõe uma das ações do Programa de Vigilância e Controle da Raiva no Município, que visa aprimorar o monitoramento sobre a circulação da raiva nos morcegos.
Na situação de comportamento suspeito, estes animais podem ser encontrados vivos ou mortos da seguinte forma: caído, grudado na parede/muro em local baixo ou pendurado. Há também a hipótese de ser visto voando durante o dia em locais onde há luz solar.
“Teremos materiais educativos e vamos explicar o que é um comportamento suspeito de um morcego, como fazer o recolhimento desse animal sem vida e indicar o que precisa ser feito em caso de acidentes”, explicou a coordenadora da UVZ, Marcela do Prado Coelho.
Entre 2020 e 2024, a Saúde de Campinas investigou 4.899 casos de morcegos em comportamento suspeito, apresentando uma positividade para raiva em torno de 2% nesses animais. Neste ano foram investigados 442 morcegos, com nove casos positivos.
O que fazer com o morcego?
A orientação é para que a pessoa, ao encontrar um morcego com ou sem vida, nunca encoste nele. O animal morto deve ser colocado em recipiente com tampa ou sacola plástica, com cuidados para evitar contato direto. Nesta hipótese e nos demais casos de comportamento suspeito do morcego, é preciso acionar a UVZ ou a Defesa Civil.
A UVZ atende de segunda a sexta-feira pelo telefone (19) 2515-7044, das 8h às 17h. Já nos demais períodos, o contato deve ser realizado com a Defesa Civil pelo número 199.
Campinas conta ainda com dois pontos para receber morcegos mortos que não tiveram contato com pessoas ou animais domésticos (cães e gatos) com objetivo de aprimorar a vigilância e prevenção à raiva, além de evitar descarte inadequado. As estruturas definidas após parcerias ficam na Mata Santa Genebra e no Bosque dos Jequitibás.
- Mata Santa Genebra (Fundação José Pedro de Oliveira)
Endereço: rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo – Campinas
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - Bosque dos Jequitibás
Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, 425 (Setor Veterinário) – Ponte Preta- Campinas
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h