2ª Mostra Literária de Campinas acontece de 7 a 9 de novembro, no MIS
Mostra Literária de Campinas
Evento no MIS Campinas, entre 7 e 9 de novembro, irá reunir literatura independente, além de promover apresentações, mesas de debates e oficinas; e prestar homenagem à Hilda Hilst
A 2ª MOLI: Mostra Literária de Campinas será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas. A organização do evento divulgou a lista de autores/autoras e editoras independentes que irão expor na feira. Também estão abertas as inscrições para as oficinas do evento. Confira a lista completa abaixo e saiba mais pelo link: https://www.instagram.com/moli.mostraliteraria/ (inscrições via formulário na bio). Além da feira literária, a programação contará espetáculo teatral, exposições de artes visuais e fotografia, oficinas de escrita, mesas de debates e sarau. Nesta edição a mostra fará uma homenagem à Hilda Hilst (1930 – 2004).

A escritora é considerada uma das vozes mais originais e potentes da literatura brasileira contemporânea. Autora de uma vasta e multifacetada obra, que transita pela poesia, prosa, teatro e crônica, Hilst explorou com ousadia temas como a transcendência, o erotismo, o corpo e o sagrado. Reconhecida tanto pela sofisticação estilística quanto pela coragem em desafiar convenções, a escritora viveu grande parte de sua trajetória na Casa do Sol, em Campinas, espaço que se tornou um importante ponto de encontro para artistas e intelectuais. Sua produção, marcada pela intensidade e pela experimentação, permanece atual e inspira novas gerações de leitores e criadores.
A organização busca fortalecer a rede de escritoras e escritores e incentivar quem se interessa por essa linguagem”. Metade das inscrições para a feira foi destinada a pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, trans, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD) e mães solo. Todo o valor arrecadado com a comercialização dos livros será revertido integralmente às autoras, autores e editoras, sem retenção por parte da Mostra.A criação da MOLI surgiu após Gabriela, que também é escritora, dramaturga e diretora teatral, ser finalista no Festival de Poesia de Lisboa. A experiência evidenciou a necessidade de ampliar os espaços de encontro e debate sobre literatura, principalmente diante da concentração das grandes feiras e bienais em torno dos grandes grupos editoriais.
O evento se apresenta, portanto, como um espaço inclusivo e gratuito, tanto para expositores quanto para o público. Para garantir acessibilidade, a Mostra será realizada no MIS Campinas, espaço preparado para receber pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, além de estar localizado em região central de fácil acesso por transporte público.
A programação da Mostra Literária de Campinas começa na sexta-feira, 7 de novembro, com a abertura às 18h das exposições “Língua Materna” de Fernanda Lazzarini, “Aquarelas e Nanquins, Mandalas e outras Decodificações” de Olga Bilenky e a mostra fotográfica “Cida” de Thaísa Aluani, que permanecerão abertas durante os três dias do evento. Às 19h30 será exibido o filme “Hilda Hilst Pede Contato”, de Gabriela Greeb, seguido às 20h30 por uma mesa de debate com a própria diretora e com Olga Bilenky, sob mediação de Gabriela Guinatti.
No sábado, 8 de novembro, a programação começa cedo, às 10h, com a Oficina de Dramaturgia conduzida por Ave Terrena. Das 13h às 21h, acontece a Feira Literária com a participação de escritoras, escritores e editoras independentes. Às 14h tem início a mesa de debate “Bruxas, Escritoras e a Palavra Indomesticável”, que reúne Amara Moira e Karine Medeiros, mediadas por Maria Fernanda Moreira. O dia se encerra com o sarau “Um Canto para Hilda”, entre 18h e 21h, em homenagem à autora que inspira esta edição da Mostra.
Já no domingo, 9 de novembro, a programação abre às 10h com a Oficina de Poesia Griot ministrada por Griôta Nilvanda Sena. Assim como no dia anterior, a Feira Literária acontece das 13h às 21h, trazendo a diversidade das produções independentes. Às 14h será realizada a mesa “A Identidade da Palavra-Poética, Memória e Ancestralidade”, com a participação de Mestra Sinhá Rosária e Luana Guarani, mediadas por Tânia Alves. Para encerrar a Mostra, às 19h sobe ao palco o espetáculo “Volúpia”, da artista Helena Agalanéa.
Durante os três dias de evento, o público também poderá desfrutar do bar coordenado pelo Assentamento Marielle Vive, fortalecendo a integração entre cultura, literatura e convivência comunitária.
https://www.instagram.com/moli.mostraliteraria/

Serviço
2ª MOLI: Mostra Literária de Campinas
Data: 7 a 9 de novembro de 2025
Local: MIS Campinas – Museu da Imagem e do Som (Rua Regente Feijó, 859 – Centro, Campinas – SP)
Informações e inscrições para oficinas: Instagram @moli.mostraliteraria
Evento gratuito para expositores e público