Estudante da Rede Municipal de Campinas conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

A estudante Vanessa Cristiny da Silva Ribeiro, de 13 anos, aluna do 7º ano da Rede Municipal de Ensino de Campinas, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ela estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Edson Luíz Chaves, localizada no Jardim Santa Rosa.

 

Aluna da Rede Municipal de Campinas conquistou a medalha de ouro em Olimpiada Nacional de Matematica Divulgacao PMC
Vanessa Cristiny da Silva Ribeiro/Divulgação_PMC

 

No total, a Rede Municipal de Campinas conquistou 10 medalhas na competição: além do ouro, foram duas de prata e sete de bronze.

Alunos da Rede Municipal de Campinas conquistaram 10 medalhas Divulgacao PMC
Alunos da Rede Municipal de Campinas conquistaram 10 medalhas /Divulgação_PMC

Organizada pelo governo federal, a OBMEP é destinada a estudantes de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. Em 2025, a competição contou com a participação de 18,6 milhões de estudantes de 57.222 escolas em quase todas as cidades brasileiras.

Entrega das medalhas em Campinas
A cerimônia regional de entrega das medalhas foi realizada na semana passada, na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Ouro

“Foi a primeira vez que participei da OBMEP. Estudei muito para as competições e peguei como hábito sempre resolver provas anteriores no meu tempo livre”, afirmou a estudante lembrando como foi sua rotina de treino.

O professor de Matemática, José Reynaldo da Silva, responsável pela preparação da aluna, destacou a importância do incentivo constante. “Ter um aluno medalhista traz diversos benefícios, tanto para ele, quanto para a escola. Essa é uma competição que reconhece o esforço, o talento e as habilidades do aluno”, explicou o professor.

A coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação, Eliana de Souza, também destacou a importância da participação dos alunos em eventos como a OBMEP. “É significativo a participação dos estudantes da rede, inclusive os não medalhistas. Não podemos deixar de ressaltar que o trabalho pedagógico realizado pelos professores em sala de aula tem gerado resultados importantes”, reforça a especialista.

Sobre a OBMEP

Há 20 anos, a OBMEP busca reconhecer os alunos da Educação Básica que se destacam em Matemática. Anualmente, ela é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovida pelo Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

O objetivo é estimular o estudo da Matemática, identificar talentos e melhorar a qualidade da Educação Básica. Ao todo foram distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata, 5.850 de bronze e 51.000 menções honrosas.

Medalhistas da Rede Municipal de Campinas

Read Previous

Projeto de Campinas leva dança negra para a África do Sul

Read Next

Campinas registra 1,6 mil eventos em 2025 e injeta mais de R$ 90 milhões na economia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *