Espaço Arte Africana promove aulas gratuitas de Capoeira Angola
Em aulas gratuitas com o Professor Tartaruga, a Capoeira Angola celebra a tradição afro-brasileira aberta à comunidade
No coração do Jardim Chapadão, em Campinas, o Ponto de Cultura Espaço Arte Africana abre suas portas para a prática da Capoeira Angola, uma expressão ancestral que une corpo, música, filosofia e resistência negra. O projeto — contemplado pelo Proac2024 e PNAB — conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e oferece aulas gratuitas abertas à comunidade, conduzidas pelo Professor Tartaruga, do tradicional Grupo Ferro Dobrado.
Mais do que um esporte, dança ou arte marcial, a Capoeira Angola é uma manifestação cultural afro-brasileira que carrega séculos de história e sabedoria. Originária das tradições dos povos BaNtu, trazidos à força da África, na época da escravidão, é praticada em rodas que misturam movimentos estratégicos, cantos e os sons marcantes do berimbau, atabaque e pandeiro. A vivência valoriza o respeito, o senso de comunidade e a reconexão com as raízes ancestrais.
“Capoeira Angola é resistência viva. É o corpo em movimento celebrando liberdade, coletividade e história”, afirma o Professor Tartaruga, referência na preservação da tradição por meio do Grupo Ferro Dobrado. As aulas são inclusivas e destinadas a pessoas de todas as idades e níveis de experiência.
Serviço
Capoeira Angola – aulas gratuitas
Local: Ponto de Cultura Espaço Arte Africana – Av. Luiz Smânio, 190 – Jardim Chapadão, Campinas-SP
Horários: quintas-feiras, às 19h30 | sábados, às 10h30
Inscrições gratuitas: WhatsApp (19) 99969-7580 ou pelo formulário: https://forms.gle/